No Paraná, 16 dioceses contam com a presença da Cáritas.
Entre os dias 3 e 5 de fevereiro a arquidiocese de Maringá (PR) acolheu a Assembleia e Encontro de Formação e Planejamento da Cáritas Paraná. Participaram 26 pessoas, representando 12 das 16 dioceses do Estado onde a Cáritas atua.
A secretária executiva regional, Márcia Terezinha Ponce, e o arcebispo de Londrina (PR) e referencial da Cáritas Paraná, dom Geremias Steinmetz, assessoraram o encontro, que também contou com a presença de Marcela Vieira, assessora da Cáritas Nacional para as Obras de Economia Solidária. O arcebispo de Maringá, dom Severino Clasen, OFM, também esteve presente.
Na ocasião foi aprovado, por meio de votação, o calendário anual das atividades, incluindo as ações para a Campanha da Fraternidade 2023, “Fraternidade e Fome”, que deve movimentar os diversos organismos sociais da Igreja.
A secretária da Cáritas Diocesana, Suzete Terezinha Orzechowski, e seu esposo, Renato Ribinski, membro do Comitê de Sustentabilidade da Cáritas Paraná, representaram a diocese de Guarapuava no encontro.
A Cáritas
A Cáritas é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ligada à Cáritas Internacional. Foi fundada no ano de 1956 por dom Helder Câmara, secretário geral da CNBB na época. Sua missão, segundo informações do site oficial, é “testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”.