Sínodo dos Bispos 04 – CELEBRANDO

Confira a síntese da quarta de dez perguntas realizadas durante os trabalhos de escuta do Sínodo dos Bispos.

O “caminhar juntos” só é possível se for baseado na escuta comunitária da Palavra e na celebração da Eucaristia. Como a oração e as celebrações litúrgicas realmente inspiram e guiam nossa vida comum e missão na comunidade? Como eles inspiram as decisões mais importantes? Como promovemos a participação ativa de todos os fiéis na liturgia? Que espaço é dado à participação nos ministérios do leitor e acólito?
Confira a síntese das respostas da questão 4  do Sínodo dos Bispos na diocese de Guarapuava.


Síntese da questão 04: CELEBRAÇÃO

1 – LITURGIA DE FORMA GERAL – Foi relatado que a Palavra de Deus e a Eucaristia nos inspiram a caminhar juntos, pois de certa forma somos todos celebrantes. Há necessidade de que as celebrações sejam mais simples para melhor entendimento do povo de Deus. Dentro desta temática foi ressaltado também a importância de haver momentos de adoração, terços e novenas para motivar a participação das pessoas. Ressaltou-se a necessidade de haver missas mais alegres, missas com linguagem para a juventude e missas explicativas para que as pessoas entendam o que se está celebrando. Também foi apontado que existe uma “burocracia litúrgica”, e isto inibe a criatividade na hora de celebrar.
2 – ACOLHIDA – Esta temática apareceu na grande maioria das respostas, ressaltando a importância da acolhida por conta da equipe litúrgica e do sacerdote. O padre deve ser o primeiro a acolher. Foi destacada a importância da presença do Pastor recepcionando as pessoas na porta da Igreja, juntamente com a equipe. A acolhida não se limita apenas à recepção na Igreja, pois é preciso ir ao encontro do outro visitando e convidando a participar das celebrações. O padre deve ter empatia/simpatia e motivação para conduzir o povo de Deus. É fundamental acolher todas as pessoas de forma carinhosa e não excludente.
3 – HOMILIA – As homilias precisam ter uma linguagem compreensível para todos e o sacerdote deve ter a capacidade de se comunicar. Mais ainda: que abordem temas relativos à nossa salvação. Outras respostas divergem dizendo que há necessidade de ressaltar temas polêmicos que defendem a nossa fé. Em outras opiniões não se deve tocar nesses assuntos devido à diversidade de fiéis nas assembleias.
4 – MEIOS TECNOLÓGICOS – Os meios tecnológicos podem ajudar muito nas celebrações, como por exemplo o uso do Datashow, que facilita a participação da assembleia fazendo-a concelebrante e não mera espectadora. Percebeu-se a necessidade de fazer a manutenção dos equipamentos de som e computadores, evitando problemas na hora da celebração.
5 – CRIANÇAS – É preciso criar um espaço para as crianças, para que as mesmas possam ser envolvidas e não afastadas da comunidade. Realizar escolas dominicais para as mesmas. 
6 – FORMAÇÕES – Vê-se a necessidade de realizar formação para as equipes de liturgia e canto para melhorar a participação da assembleia. É necessário também formação humana para as lideranças saberem lidar com conflitos. 
7 – CELEBRAÇÃO DA PALAVRA – Existe uma desvalorização desta celebração e que por conta disso muitos não participam. Entretanto, onde existe a presença de indígenas, a participação nesta celebração é profícua. 
8 – TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO E RCC – Muitas comunidades não caminham juntas por consequência de existirem grupos extremistas e os mesmos, por vezes, se sentem excluídos da comunidade. 
9 – TESTEMUNHO – Testemunhar aquilo que se professa. Só assim poderemos caminhar juntos, ou seja, quando todos (padres, religiosos/as e leigos/as) fizerem uma experiência concreta com Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress