Pesquisar

Fundação: 27 de novembro de 2022

10 Comunidades

Padre Lori Olenik

Rua Eduardo Horst, s/n
Distrito do Guará – 85110-000
Fone: (42) 9 8828-9427

Secretária – Horários de Atendimento

Segundas, quartas e sextas-feiras: das 13 às 18 horas; sábados: das oito (8) à 01 hora da tarde;

Atendimento pessoal

Segunda-feira: 08,00 até 11,30 horas. Quintas-feiras: 13,30 até 17,00 horas. (Obs: nos outros dias, horários a combinar).

Comunidades

A paróquia São José do Distrito do Guará integra oito comunidades: a da Vila Guará, Anunciação de Nossa Senhora, e mais sete comunidades rurais: Assunção de Nossa Senhora (na comunidade do Rio das Mortes); São Sebastião (na comunidade do Rio das Pedras); Nossa Senhora de Belém (na comunidade do Faxinal dos Elias); São Sebastião (na comunidade do Navio); São João Batista (na comunidade do Alto da Serra); Nossa Senhora Aparecida (no Assentamento 13); e São João Batista (na comunidade do Bananas).

Histórico

O distrito do Guará foi criado no dia 14 de novembro de 1951, pela Lei 790/51, assinada pelo governador Bento Munhoz da Rocha Neto. Existe, portanto, há 71 anos.

Naquela mesma época da criação do distrito começaram incipientes momentos celebrativos, pois a região pertencia à diocese de Ponta Grossa e não era nada fácil um padre deslocar-se de lá para vir ao Guará. Segundo narrativas de antigos moradores, nos anos de 1957 a 1958, havia uma madeireira, próxima da Igreja atual, e esta cedeu um barracão para o pouso do padre e para agregar pessoas nas celebrações. Contam que o padre, antes disso, pousava em galpões junto com empregados.

Aos poucos, viu-se a necessidade de um espaço mais adequado e que pudesse ser comum para os membros da Igreja. Os atuais terrenos da Vila do Guará pertenciam a duas famílias. Estas doaram a área do atual espaço da paróquia, junto com a imagem da Imaculada Conceição. Em 1959 o bispo de Ponta Grossa autorizou a criação da capela, inaugurada naquele mesmo ano de 1959. A primeira missa foi celebrada sob um barraco de ramos de palmeira, mas, sob clima de muita boa expectativa. A equipe pioneira foi constituída Francisco Gonçalves de Belém, Nivaldo Tonon, Luiz Tonon, Jacob Tomé Neto, Pedro Nadjea e Domingos Túlio (vide foto).

A partir daquele momento muitas evoluções ocorreram paulatinamente na capela: a construção de uma primeira Igreja de madeira (vide foto 2); depois a Igreja de alvenaria que é a atual paróquia São José; em seguida construiu-se o salão comunitário; depois o acréscimo de salas para catequese.

plugins premium WordPress