Fundação 14 de dezembro de 1975
01 Comunidade
Padre Acácio Evêncio de Oliveira
Padre Francisco Pontarollo Neto
Rua Alípio Marcondes, 212 – Bonsucesso
CEP: 85055-180 – Guarapuava – PR
Fone: (42) 3624-1991 / (42) 9 9924-3924
E-mail: santuario.nsa@hotmail.com / acacioevenciodeoliveira@gmail.com
francoponta@uol.com.br / francoponta65@hotmail.com
Secretaria – Horário de Atendimento
Segunda a Sexta-feira 08h00 – 11h30 / 13h00 – 17h30
Celebrações
Segunda-feira – 12h00 Missa – 19h00 Terço das Mulheres
Quarta-feira – 19h30 Missa – 20h30 Grupo de Oração
Quinta-feira – 12h00 Missa – 19h30 Terço dos homens e adoração ao Santíssimo
Sexta-feira – 19h30 Missa
Sábado-07h00 – Terço dos homens 19h00 Missa
Domingo – 07h30 Missa – 09h00 Missa – 19h00 Missa
Comunidade
?
Histórico
A Organização desta Comunidade Paroquial teve início, nos meados de maio de 1969, que rezavam nas casas, sendo acompanhados por uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima. O Povo manifestou o desejo de construir uma Igreja. O Pe. Armando Holocheski, Pároco da da Paróquia e Catedral Nossa Senhora de Belém, começou a acompanhar o grupo de famílias que se organizava para rezar o terço. O Casal Sr. Laurindo e Sra. Mary, doaram 6 lotes para a Mitra Diocesana de Guarapuava, para construir a Igreja. E houve consenso de que a Padroeira fosse Nossa Senhora Aparecida. Em 13 de Outubro de 1969, houve a primeira Festa da comunidade. A Primeira Diretoria a administrar as obras foi organizada com as seguintes pessoas e funções: Presidente: Sr. Adolfo Félix Correia; Secretário: Rômolo Klüber; Tesoureiro: João Maria Goês Definiram o projeto de construção da Capela de madeira. Com a Escritura do terreno registrada em cartório, no dia 14 de Abril de 1970, deu-se o início de uma campanha para arrecadar fundos. Em Outubro de 1970, deu-se início da construção da Capela. A primeira festa de Nossa Senhora Aparecida se deu no dia 11 de Outubro de 1970, neste dia é que trouxeram em definitivo a Imagem de Nossa Senhora Aparecida. No dia 04 de Abril de 1971 a comunidade foi entregue aos cuidados do Pe. Pedro residindo na Casa Paroquial da Catedral Nossa Senhora de Belem. Em 14 de Dezembro foi Criada a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, confirmando o Pe. Pedro Canísio como o primeiro Pároco. Sendo inaugurada a Paróquia em 14 de Dezembro de 1979.
Em 16 de Junho de 1996 faleceu o Pe. Pedro Canísio, foi Pároco por 21 anos, 1º Pároco e deixou uma Paróquia organizada, com uma boa estrutura para servir a Comunidade, bem como várias capelas, sempre bem atendidas. Depois da Morte de Pe. Pedro Canísio, Assume a Paróquia o Pe. Cassiano Waldner na continuidade da Missão da Paróquia. Pe Cassiano deu início a construção de uma nova Igreja moderna que mais tarde foi elevado a Santuário Nossa Senhora Aparecida, com muito entusiasmo e colaboração da comunidade e Coordenação do Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos (COPAE). Pe. Cassiano Waldner esteve um internamento hospitalar São Vicente, com problemas cardíacos. vindo a falecer a noite na casa Paroquial no dia 24 de Novembro de 1998. Agradecemos a Deus por Pe. Cassiano que deixou um legado de serviço ao Reino de Jesus de Nazaré.
Foi designado para continuidade Paroquial o Pe. Erondi Alves da Silva, Paroquial. Sendo que mais tarde Pe. Erondi foi transferido para Rio Bonito do Iguaçu. Em seguida foi nomeado como Pároco o Pe. Valdir Sloboda, que tomou posse aos 22 de Janeiro do Ano 2000. Na sequência temos o Pe. Antônio Ailson Aurélio e Pe. Reonaldo Pereira da Cruz assumem como administradores Paroquial no mês de Abril até Julho de 2001.
Aos 18 de Agosto de 2001 assume como Pároco o Pe. José Werth que realizou um lindo trabalho na Paróquia, um Pastoreio profícuo. Investiu também a construção do Santuário e Centro Catequético, No dia 10 de Outubro de 2002 numa solene liturgia presidida pelo exmo. Bispo Diocesano Dom Giovanni Zerbini, foi inaugurado e dedicado a Santuário Nossa Senhora Aparecida. Foi colocado, depositado no Altar Central do Presbitério as Relíquias de Santa Tereza de Jesus, vindo do Carmelo da Cidade de Roma.
Pe. José Werth, ele apresenta a carta de renúncia ao Bispo Diocesano, Dom Antônio Wagner da Silva, aos 21 de Novembro de 2006. Conforme prescreve o Código de Direito Canônico no cânon 538, § 3.
Aos dias 25 de Fevereiro de 2007 Pe. Francisco Pontarollo Neto assume como vigário Paroquial de Pe. Jose Werth por volta de um ano, depois Pe. Francisco assume como Pároco e Pe. Jose Werth como Vigário Paroquial. Pe. Francisco também realizou um bom trabalho na Paróquia sob as orientações e comunhão com Pe. José. Realizando reuniões e Assembleia Paroquiais, promoções festivas, como a Festa da Padroeira do dia 12 de Outubro dia festivo. Aos 17 de Maio de 2011
Em 17 de Maio de 2011 a Paróquia Nossa Senhora Aparecida acolhe como Pároco o Revmo. Pe. Claudemir da Silveira Didek. Dedicando à Comunidade e se Destacando a formação Litúrgica e cantos, Muita dedicação e zelo pelas celebrações litúrgicas, Publicou o livro de cantos “Canta e Caminha” que serve de subsídios para nossas celebrações litúrgicas até hoje, não só para Santuário Pe. Claudemir nos meados de Fevereiro foi transferido para a Paroquia Divino Espirito Santo em Pinhão Pr.
No dia 08 de Março Foi empossado como Pároco da Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida o Revmo. Pe. Acácio Evêncio de Oliveira Presidido por nosso Bispo Diocesano Dom Amilton Manoel da Silva. Uma expressiva participação do Clero e do Povo de Deus, pois estava restrito a participação em massa devido a pandemia do covid 19.
No dia 12 de Novembro de 2021 vem auxiliar como Vigário Paroquial do Santuário o Revmo. Pe. Francisco Pontarollo Neto, Colaborador com Pe. Acacio. Vindo da Paróquia Perpétuo Socorro nesta cidade. Pe. Francisco foi acolhido Pelo Pároco Pe. Acácio e pela comunidade em uma celebração da Dozena e Eucarística presidida por Dom Amilton Manoel da Silva nosso Bispo Diocesano.