Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Jovens participam do 1º Encontro Vocacional de 2025 no Seminário Diocesano de Guarapuava

Trinta e quatro jovens, oriundos de diversas paróquias da Diocese de Guarapuava, participaram neste final de semana do primeiro Encontro Vocacional de 2025, realizado no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém. O encontro teve início na tarde de sexta-feira (30) e foi encerrado no domingo, 1º de junho, com o almoço.

Com o tema “Vocação: Esperança de Deus em Nós”, inspirado na mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, o encontro proporcionou aos jovens uma imersão na vida do seminário, por meio de momentos de formação, oração, partilha, lazer e vida comunitária.

“O objetivo foi proporcionar uma experiência de discernimento vocacional, aprofundar o mistério da vocação aqui no seminário e permitir que os jovens conhecessem melhor a dinâmica da casa formativa. Vimos a chegada deles com muito entusiasmo para essa vivência, que é uma verdadeira oportunidade de mergulho na graça de Deus”, comentou o seminarista Alisson José Grad, membro da equipe organizadora do encontro.

Entre os participantes, esteve o jovem Gabriel, de 19 anos, da Paróquia São Pedro Apóstolo, de Nova Tebas, que participou pela primeira vez de um encontro vocacional. “Vim buscar a certeza de que essa é realmente a vocação que Deus tem para mim. Espero me aprofundar mais na intimidade com Ele, para ouvir Sua voz e compreender o que quer da minha vida.”

Do município de Cândido de Abreu, Paróquia Senhor Bom Jesus, Gustavo, com 25 anos de idade, veio fazer sua primeira experiência no seminário. “Eu sempre tive a vontade de vir, mas nunca dava certo, e dessa vez, deu, e estou gostando bastante. Vai acrescentar no meu discernimento, ver qual é a minha vocação verdadeira.” Gustavo incentivou aqueles jovens que ainda tem dúvidas em participar desses encontros. “Eu falo para os jovens, não tenham medo de fazer uma experiência, porque Deus sempre tem um chamado, a gente não tem a certeza de qual é, mas venham fazer a experiência que Ele transforma o nosso coração e nos guia”.

Felipe, de 20 anos, da Paróquia Sant’Ana e São Joaquim, de Pitanga, também participou do encontro em busca de respostas. “Durante um tempo enfrentei muitas dúvidas sobre minha vocação. Estar aqui foi uma forma de discernir e buscar clareza sobre o que Deus quer de mim.” Ele compartilhou que, no início, sua família teve certa resistência. “Minha mãe tinha receios, mas após participar de um acampamento da Igreja, passou a aceitar melhor minha decisão. Agora, o desafio é meu: descobrir qual é realmente o lugar onde Deus me quer.”

O reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém, padre Matheus Kurta, avaliou que 17 dos 34 participantes demonstram potencial para ingressar no seminário no próximo ano. “Esses jovens estão concluindo neste ano ou já concluíram o ensino médio, alguns já participam conosco há algum tempo. Se, após o processo de discernimento e acompanhamento junto às famílias, percebermos que estão prontos, poderão iniciar a etapa formativa no propedêutico.”

Padre Matheus também explicou o itinerário de formação presbiteral. “O propedêutico é a primeira etapa após o ensino médio. Depois, o seminarista segue para a etapa do discipulado, com quatro anos de filosofia, cursados na Unicentro. Em seguida, vai para Curitiba, onde cursa teologia por mais quatro anos, na etapa da configuração. Ao todo, são nove anos de formação, que incluem ainda o estágio pastoral, a ordenação diaconal e, posteriormente, a ordenação presbiteral. Levam em torno de 9 a 10 anos para formarmos um sacerdote na Diocese de Guarapuava”

O padre Everton Pavilaqui, coordenador da formação na diocese, destacou a importância dos ambientes vocacionais na Igreja. “Antes de chegarem ao encontro vocacional, esses jovens já passaram por processos importantes de despertar. A catequese, o grupo de coroinhas e acólitos, os retiros quaresmais promovidos por Dom Amilton nos decanatos e eventos como a Festa da Unidade, com sua feira vocacional, foram fundamentais. Em muitos casos, o convite do sacerdote também foi decisivo.”

O encontro reforça o compromisso da Diocese de Guarapuava com a formação de futuras vocações, mostrando que a escuta atenta e o acompanhamento pastoral são caminhos fecundos para o florescimento do chamado de Deus na vida dos jovens.

Jorge Teles, com reportagem de Tonico de Oliveira (Rádio Cultura FM 94,3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress