
Neste final de semana o Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém acolhe o primeiro Encontro Vocacional de 2025. A organização recebeu, para este encontro, 70 inscrições. O seminarista Alisson José Danilavicius Grad explicou que nem todos os inscritos poderão participar. “Alguns por não atenderem os requisitos de idade e escolaridade mínima – 1º ano de ensino médio – e outros que por motivos diversos não estarão presentes. Mesmo assim, esse número significativo de jovens que despertam o interesse em conhecer a vocação sacerdotal é, sem dúvida, fruto das orações de tantas pessoas que elevam ao Senhor da Messe o clamor por mais operários”.
Apesar disso, Alisson revelou que são esperados cerca de 50 jovens que confirmaram presença. “São oriundos de 22 paróquias da diocese de Guarapuava, de 13 municípios, dos 4 decanatos. Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Nova Tebas são os municípios com o maior número de inscritos, juntos somam mais de 35 inscrições”.
A programação do encontro, segundo Alisson, é feita para mostrar aos jovens um pouco de como é o dia-a-dia do seminário. “O encontro começa na sexta-feira, 30 de maio, às 18h30 com oração seguida do jantar, depois os jovens adentram na dinâmica do seminário, com momentos de formação, lazer, conversas, trabalho e oração. O encontro termina no domingo, dia 1º de junho com o almoço. Tudo é organizado visando adentrar no mistério da vocação, o chamado pessoal que Deus faz a cada um de seus filhos”.
Neste encontro o tema é “Vocação: Esperança de Deus em nós”, inspirado na carta do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações e que retrata um pouco desta realidade de Peregrinos de Esperança a caminho do Senhor.
O Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém, que fica no Bairro Santana, em Guarapuava.