
A presidência do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) anunciou, nesta quarta-feira, 28 de maio, a suspensão da 45ª Assembleia do Povo de Deus, que estava prevista para ocorrer entre os dias 19 e 21 de setembro de 2025, na cidade de Foz do Iguaçu (PR). A decisão foi tomada durante uma reunião extraordinária do episcopado paranaense, convocada em decorrência de eventos recentes que alteraram significativamente a agenda da Igreja no Brasil e no mundo.
Segundo a nota oficial divulgada pelo Regional, o principal fator para a suspensão foi o falecimento do Papa Francisco, ocorrido em 21 de abril de 2025, e a consequente eleição do novo pontífice, Papa Leão XIV, em 8 de maio. Diante dessa transição, a 62ª Assembleia Geral da CNBB — que teria como principal objetivo a definição das novas Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil — também foi suspensa.
Como essas diretrizes nacionais são a base para a elaboração das diretrizes em nível regional, os bispos do Paraná optaram por adiar a assembleia, que reúne anualmente lideranças leigas, religiosas e clero de todo o estado para refletir os caminhos da ação pastoral no território regional.
“Unidos em oração pelo pontificado de Leão XIV e confiantes na ação do Espírito Santo, seguimos firmes na missão de evangelizar e conduzir o povo de Deus”, expressa a nota, assinada pela presidência do Regional Sul 2.
A Assembleia do Povo de Deus é um um momento significativo da caminhada pastoral no Paraná, e sua suspensão reforça o cuidado e o discernimento do episcopado diante do novo momento vivido pela Igreja.
NOTA DOS BISPOS DO PARANÁ SOBRE A SUSPENSÃO DA 45ª ASSEMBLEIA DO POVO DE DEUS
A presidência do Regional Sul 2 da CNBB comunica que a 45ª Assembleia do Povo de Deus, prevista para os dias 19 a 21 de setembro de 2025, em Foz do Iguaçu (PR), está suspensa.
Esta decisão foi tomada em reunião extraordinária do episcopado paranaense, realizada na tarde dessa quarta-feira, 28 de maio. Diante do falecimento do Papa Francisco, ocorrido em 21 de abril de 2025, e da subsequente eleição do Papa Leão XIV, em 8 de maio de 2025, a 62ª Assembleia Geral da CNBB, que definiria as novas Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, foi suspensa. Tais diretrizes seriam a base para a elaboração das diretrizes em âmbito regional.
Diante desse cenário, os bispos do Paraná optaram por suspender a Assembleia Regional deste ano.
Unidos em oração pelo pontificado de Leão XIV e confiantes na ação do Espírito Santo, seguimos firmes na missão de evangelizar e conduzir o povo de Deus.
Dom Geremias Steinmetz
Arcebispo de Londrina e Presidente da CNBB Regional Sul 2
Dom Amilton Manoel da Silva, CP
Bispo de Guarapuava e Vice-Presidente da CNBB Regional Sul 2
Dom Mário Spaki
Bispo de Paranavaí e Secretário da CNBB Regional Sul 2
Padre Valdecir Badzinski
Secretário Executivo da CNBB Regional Sul 2
Fonte: CNBB Sul 2 –