
Nos dias 12 e 13 de maio, a cidade de Guarapuava acolheu a 8ª Assembleia Regional da Pastoral do Dízimo do Regional Sul 2 da CNBB, reunindo representantes de 12 dioceses do Paraná no Centro de Formação San Juan Diego. O encontro teve como objetivo refletir sobre a atuação da pastoral frente aos desafios contemporâneos, com ênfase na gestão sustentável do dízimo. A assembleia contou com a presença do bispo referencial da Pastoral do Dízimo no Regional, Dom Bruno Elizeu Versari, bispo diocesano de Ponta Grossa.
Segundo o padre Elves Perrony, da Diocese de São José dos Pinhais e até então assessor regional da pastoral, cerca de 30 participantes estiveram presentes.

“A pedido de Dom Bruno, propusemos abordar o dízimo dentro de uma realidade de marketing pastoral, refletindo sobre como podemos comunicar essa mensagem no mundo digital”, explicou padre Elves. Para isso, a equipe contou com a assessoria da empresa Dominus Evangelização e Marketing, especializada em estratégias de comunicação católica.
Jean Ricardo Severino, representante da Dominus, afirmou que a proposta central foi pensar o dízimo como parte da sustentabilidade evangelizadora. “Tratamos sobre a priorização da pastoral do dízimo no contexto diocesano, estruturando campanhas e processos de evangelização em nível paroquial e regional. Falamos também da cultura da profissionalização a serviço da missão, sem perder a dimensão espiritual. A gestão, o marketing e a administração podem – e devem – estar a serviço da evangelização.”
Dom Bruno destacou que a formação serviu para aprofundar a metodologia de trabalho da pastoral e renovar a motivação das lideranças. “O dízimo existe para evangelizar. A contribuição é uma consequência de um coração evangelizado. Primeiro vem o anúncio, a experiência com Cristo. A partir disso, a pessoa se coloca a serviço na comunidade, inclusive com sua contribuição material, que então chamamos de dízimo”, enfatizou.
Novo assessor regional
Durante a assembleia, também foi realizada a escolha do novo assessor regional da Pastoral do Dízimo. A função anteriormente ocupada por padre Elves Perrony, será agora assumida pelo padre Nelson Bueno da Silva, da Diocese de Ponta Grossa.

Padre Nelson acolheu a missão com humildade e fé. “Acredito que essa escolha não foi algo pessoal, mas parte da vontade de Deus. É sempre um desafio, mas como diz o canto: ‘segura na mão de Deus e vai’. Com comunhão entre os coordenadores diocesanos, padres e bispos, seguiremos trabalhando com dedicação e fé.”
Sobre os próximos passos da pastoral, padre Nelson afirmou que pretende inicialmente conhecer a fundo as ações já desenvolvidas. “Vou me inteirar do que já foi planejado e executado até aqui. A partir disso, com a equipe, vamos refletir sobre novos caminhos, sempre abertos às inspirações do Espírito Santo que sopra ao longo da história.”
A assembleia marcou um importante momento de escuta, partilha e planejamento, reforçando o compromisso das dioceses com uma pastoral do dízimo renovada, evangelizadora e sustentável.