
Nos dias 22 e 23 de março, o Centro de Formação San Juan Diego, em Guarapuava, acolheu o primeiro encontro das coordenações diocesanas dos Servidores do Altar, promovido pela Pastoral Vocacional (SAV/PV) do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O evento reuniu representantes de 15 dioceses do Paraná, número considerado excelente pelo assessor regional do Serviço de Animação Vocacional, padre Marcelo Ribeiro da Silva, da Diocese de Toledo. “Mesmo as três dioceses que não puderam participar justificaram a ausência e demonstraram interesse em contribuir futuramente com o projeto”, destacou o sacerdote.
Atualmente, o Paraná conta com mais de novecentas paróquias, sendo que aproximadamente 97% possuem equipes de servidores do altar, que incluem coroinhas, acólitos, cerimoniários e até crianças pequenas, chamadas carinhosamente de “sementinhas”. Segundo padre Marcelo, diante dessa abrangência, chegou o momento ideal para uma reflexão conjunta: “Queremos sonhar juntos um projeto, um plano de trabalho para orientar as atividades com os servidores do altar”.
O padre Valdecir Badzinski, Secretário Executivo da CNBB Regional Sul 2, reforçou que o encontro responde a um anseio da Pastoral Vocacional, motivado por pesquisa que aponta que o serviço no altar, próximo ao sacerdote e aos ministros da Eucaristia, pode despertar vocações. “Nesse primeiro encontro, refletimos sobre os parâmetros e coordenadas para o trabalho dos servidores. Em seguida, vamos discutir regulamentos, limites e oportunidades, garantindo equilíbrio. Num terceiro momento, trataremos das questões legais, tanto civis quanto canônicas, para garantir o cuidado adequado dessas crianças e jovens”, afirmou padre Valdecir.
A metodologia utilizada no encontro foi sinodal, com escuta espiritual e compartilhamento das realidades de cada diocese. “A partir desses momentos de escuta, iremos elaborar uma síntese e posteriormente os documentos necessários”, completou o sacerdote.

Durante o encontro, foi criado o Grupo de Trabalho dos Servidores do Altar do Regional Sul 2, formado pelos seguintes representantes das províncias:
- Província de Curitiba: Vanessa Ferreira de Andrade, Diocese de Guarapuava, acólita há 12 anos, 24 anos de idade.
- Província de Maringá: Robert Rodrigues Cilla, Arquidiocese de Maringá, coordenador paroquial há 4 anos, 6 anos de ministério, 25 anos de idade.
- Província de Cascavel: Marcelo Luiz Dalmagro, Arquidiocese de Cascavel, coordenador diocesano há 4 anos, atuando há 9 anos na formação dos servidores, 26 anos de idade.
- Província de Londrina: Brasilina Fagundes Ferreira Pereira, Arquidiocese de Londrina, coordenadora arquidiocesana há 5 anos, 15 anos na pastoral paroquial, 46 anos de idade.
Após aprovação dos bispos, o próximo passo será formalizar a Comissão Regional responsável pelo acompanhamento e fortalecimento deste importante ministério vocacional.