
O seminarista Jonas da Silva, da Comunidade Bethânia, foi ordenado diácono neste sábado (15), em celebração realizada na Paróquia São Pedro e São Paulo, no Bairro Industrial Xarquinho, em Guarapuava.
A ordenação diaconal ocorreu pela imposição das mãos e prece de ordenação de Dom Amilton Manoel da Silva, bispo da Diocese de Guarapuava. Natural de Grão Pará (SC), Jonas mudou-se ainda na infância, aos sete anos, para São Bento do Sul, no mesmo estado. Ele é filho caçula de Vivaldino Inácio da Silva e Marlene de Fátima Buzelatto da Silva e cresceu ao lado da irmã Jocelaine.
O chamado à Comunidade Bethânia aconteceu em 2014, quando Jonas participou de um retiro de Carnaval em Ponta Grossa. A experiência foi vivida na Chácara da Copiosa Redenção, onde, por meio da condução espiritual do Padre Vicente de Paula, moderador da Comunidade, ele teve seu primeiro contato com o carisma de Bethânia.
A Celebração

A celebração reuniu fiéis de diversas localidades, incluindo familiares e amigos do diácono, que lotaram a igreja para acompanhar esse momento marcante de sua vocação.
A Eucaristia foi presidida por Dom Amilton Manoel da Silva. Durante a homilia, dirigindo-se ao eleito, o bispo ressaltou a missão do diaconato, afirmando:
“Você se torna diácono e, a partir de agora, é chamado para o serviço da Palavra. Não apenas para a proclamação do Evangelho, mas para ser palavra encarnada, palavra viva, onde Deus te chama para tornar transparente o carisma da obra de Bethânia, na diaconia que a Igreja te confia e na missão que Ele te coloca.”
Após a homilia, seguiu-se o rito de ordenação diaconal, com a manifestação dos propósitos do eleito, a interrogação feita pelo bispo, a prece de ordenação, a paramentação do neo-diácono, a entrega do Livro dos Evangelhos e a imposição das mãos.
O diaconato é um chamado à consagração para o serviço de Deus e dos irmãos. Os diáconos, impelidos pelo sincero amor a Cristo e enraizados na fé, são sinais vivos de Cristo Servidor, que deu a vida pela humanidade. Esse ministério exige desprendimento, disponibilidade e liberdade interior para servir à Igreja e ao próximo.
Após a celebração aconteceu o almoço no salão paroquial.
Agora ordenado diácono, Jonas da Silva residirá na Comunidade Bethânia, em Guarapuava, e exercerá seu ministério na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Primavera.



