O 1º Círio de Belém, abriu na noite desta quinta-feira, 23 de janeiro, a festa da padroeira da diocese de Guarapuava, Nossa Senhora de Belém.
A Santa Missa iniciou às 19h, com a acolhida da imagem. Em seguida o presidente da celebração, o bispo diocesano dom Amilton Manoel da Silva, abençoou o manto de Nossa Senhora que seria usado na procissão. “Deus de amor e de bondade, dignai-vos abençoar este manto, iniciando com o Círio de Belém as festividades em honra a nossa querida padroeira e nossa mãe, a Senhora de Belém”.
O tempo nublado não afastou os fiéis, nem diminuiu o fervor dos que vieram e praticamente lotaram a catedral, para a Santa Missa.
Em sua homilia dom Amilton refletiu sobre a luz. “Depois da Santa Missa nós sairemos com os círios, ou seja, com velas acesas nas mãos para dizer que Jesus é a luz”.
Após a celebração os fiéis saíram às ruas na procissão luminosa, cantando e rezando, Percorreram as ruas Senador Pinheiro Machado, Xavier da Silva, Professor Becker, contornando a Lagoa das Lágrimas, passando pelo Hospital São Vicente, e retornando ao Santuário pela rua Marechal Floriano Peixoto. No percurso algumas paradas, uma delas em frente ao Hospital São Vicente, onde um grupo de profissionais da saúde aguardava em frente à casa hospitalar.
Concluindo a procissão os fiéis adentraram ao Santuário Diocesano onde receberam a bênção com o Santíssimo.
Novena da festa
A novena da festa da padroeira da diocese de Guarapuava, Nossa Senhora de Belém, inicia nesta sexta-feira (24). Serão dois horários, às 15h e às 19h15, ambas presididas pelo padre Jean Patrik. Neste primeiro dia o tema da novena será Esperança: “Maria nos ensina que a esperança não decepciona”.
Na sexta também acontece a bênção dos veículos, das 09h às 17h a bênção de veículos, na rua Senador Pinheiro Machado, ao lado da casa paroquial.
As tradicionais barraquinhas também iniciam nesta sexta-feira no horário das 15h às 22h.