Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Frei Ailton é empossado pároco da Paróquia São José, do Guará

A Paróquia São José, do distrito do Guará, decanato Pinhão, tem novo pároco e novo vigário. Na noite deste sábado (28) o bispo diocesano dom Amilton Manoel da Silva deu posse ao Frei Ailton Santos de Castro como novo pároco e apresentou o Frei Alderico Noleto como vigário paroquial, ambos da Congregação dos Frades Menores Missionários (FMM).

No início da celebração o padre Erico Gabriel Gurkowski, coordenador da ação evangelizadora, leu ata de nomeação onde há recomendações tanto para o pároco como para a comunidade, “…sob autoridade do bispo diocesano, [o novo pároco] ajude os fiéis a constituírem uma comunidade plenamente inserida na caminhada da Igreja diocesana e universal. Cuide que os fiéis leigos sejam instruídos nas verdades da fé e que a Santíssima Eucaristia seja o centro da comunidade paroquial.   Aos fiéis recomendamos que o acolham com espirito de alegria e de verdadeira obediência. Colaborem com o pároco de maneira leal e eficaz em todas as atividades pastorais da paróquia…”

Frei Amarildo Cupertino Pereira, Ministro Geral da Congregação, leu a ata de posse de Frei Alderico como vigário paroquial. Nesta função Frei Alderico será: “responsável com o pároco pelos cuidados pastorais, animação e acolhida ao povo de Deus. Na administração dos sacramentos e no cultivo da fraternidade com todas as pessoas que recorrerem ao seu serviço …”. O vigário deverá substituir o pároco quando necessário.

Fazendo parte do rito de posse Frei Ailton fez seu juramento de fidelidade, foi revestido com estola e casula, recebeu o Evangeliário e proclamou o Evangelho do dia. Em sua homilia dom Amilton realizou uma reflexão sobre Sagrada Família e a maneira com que ela inspira a todos.  Dom Amilton também reconheceu e agradeceu aos Frades Menores Missionários pelo incansável trabalho evangelizador realizado na diocese.

Frei Ailton e Frei Alberico renovaram suas promessas sacerdotais. Na sequência o novo pároco recebeu as chaves da Igreja e do Sacrário. O Sacrário foi aberto, momento em que todos colocaram-se de joelhos e ficaram em silêncio. Após esse momento Frei Ailton recebeu a estola roxa, símbolo de penitência, a reflexão e o recolhimento.

Frei Ailton, ao final da celebração agradeceu a confiança de dom Amilton e disse que a congregação quer continuar vivendo em comunhão. “Comunhão com o senhor como bispo, pastor, comunhão com a diocese, com as diretrizes para evangelizar o povo de Deus, de forma especial essa comunidade”.

Ao final os freis receberam a saudação de acolhida, feita por uma líder da comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress