De 30 de novembro a 1º de dezembro aconteceu no município de Cândido de Abreu, na capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, pertencente à paróquia Senhor Bom Jesus, um encontro de capacitação que reuniu 34 novos líderes da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI).
As capacitadoras deste encontro foram Rozilda Lemes do Nascimento e Lindamar dos Anjos Lemes, ambas da equipe diocesana da pastoral.
“Na capacitação os novos líderes participam de sete momentos, divididos em espiritualidade, história da PPI, um pouco da realidade da pessoa idosa nos dias atuais, os desafios, os avanços obtidos, rede de apoio e solidariedade e como se faz a visita comunicando e levando os afetos da Igreja para as pessoas idosas. Também são repassadas informações sobre o envelhecimento e os direitos dessas pessoas”, explicou Rozilda.
A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto realização.
A PPI está presente no decanato Centro nas paróquias Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, Santana, paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida, paróquia Santos Anjos, paróquia São Pedro e São Paulo (necessitando de formação para líderes), paróquia Bom Jesus (necessitando de formação para líderes), paróquia São Luiz Gonzaga e Beato Carlo Acutis.
No decanato Pinhão na paróquia Paróquia São João Batista de Prudentópolis, paróquia São Miguel Arcanjo – Entre Rios, na paróquia Santa Clara – Candói, e na paróquia Nossa Senhora Aparecida – Inácio Martins.
No decanato Pitanga a PPI está na paróquia Nossa Senhora da Salete – Distrito Barra Santa Salete (necessitando de formação para líderes), paróquia Senhor Bom Jesus – Cândido de Abreu, paróquia Nossa Senhora Aparecida – Altamira do Paraná, e na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Pitanga (necessitando de formação para líderes).
No decanato Laranjeiras na paróquia Santana – Laranjeiras do Sul, paróquia Nossa Senhora do Monte Claro – Virmond, paróquia Imaculado Coração de Maria – Marquinho, paróquia Imaculado Coração de Maria – Quedas do Iguaçu (necessitando de formação), paróquia Imaculada Conceição – Cantagalo (necessitando de mais líderes), e na paróquia Nossa Senhora da Luz – Espigão Alto do Iguaçu (necessitando de formação)
Rozilda explicou que pode ser um lider da PPI pessoas a partir de 16 anos que se sintam chamados para esta missão e estejam dispostos a participar da formação específica para líderes da Pastoral da Pessoa Idosa.
A formação compreende em receber o envio de seu pároco; visitar e acompanhar mensalmente até 10 pessoas idosas, suas vizinhas; participar da reunião mensal em sua paróquia, para formação contínua, reflexão e avaliação das atividades do mês anterior; e alimentar o Sistema de Informação Geral – SIGPPI, com apoio do coordenador.
Rozilda destacou do encontro a presença dos padres Altair e Luis Carlos e o apoio do leigo Denis Daré Pazio. Mais informações podem ser obtidas com Rozilda pelo telefone/whatsapp 42 988-231751.