Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Infância e Adolescência Missionária (IAM) forma novos assessores paroquiais

“Crianças e adolescentes ajudam e evangelizam crianças e adolescentes.”

Na diocese de Guarapuava, a idade para ingressar na catequese é de 8 anos completos no ano anterior ao do início dos encontros da primeira etapa. Muitos pais perguntam se existe alguma atividade para as crianças que ainda não chegaram nessa idade. Existe sim! Os grupos da Infância e Adolescência Missionária (IAM), presentes em todas as paróquias da diocese de Guarapuava, trazem a proposta de incentivar, cada vez mais cedo, o espírito e as vocações missionárias. As crianças e adolescentes que participam dos grupos têm a possibilidade de se tornarem protagonistas na evangelização e na solidariedade em suas paróquias e comunidades. Vale lembrar que as crianças que participam da IAM podem continuar mesmo após ingressarem na catequese, pois as duas atividades são complementares.

Nos dias 17 e 18 de fevereiro, representantes de toda a diocese se encontraram na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe para o Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária (EFAIAM). A assessora da IAM no Paraná, Leodina Lobato da Costa (Leo), explanou aos antigos e futuros assessores sobre o que é a IAM, a metodologia de trabalho psicopedagógico para cada idade e também sobre a espiritualidade e fundamentos da missão. Estes assessores voltaram às suas paróquias ainda mais aptos e cheios de ânimo para continuar os trabalhos.

Catequese e IAM

Apesar de muitas vezes caminharem juntas, a catequese e a IAM são formas diferentes de apresentar Deus e a Igreja para as crianças. Enquanto a catequese prepara para os sacramentos e para a vida em comunidade, a IAM tem como foco desenvolver a consciência missionária, valorizando a partilha e a caridade com outras crianças do mundo. Desta forma, os pais são convidados a conhecer os assessores paroquiais e entender melhor como funcionam os encontros da IAM nas comunidades e, se desejarem, incentivar os filhos a participar desse importante projeto.

Das 48 paróquias da diocese de Guarapuava, apenas 20 contam com os trabalhos da Infância e Adolescência Missionária. Se você deseja iniciar os grupos em sua comunidade, comunique o pároco, a coordenação diocesana e fique atento(a) às novas datas de formação.

Algumas curiosidades sobre a IAM

• Acontecem nas paróquias e nas comunidades;

• Podem participar crianças e adolescentes dos 3 aos 16 anos;

• Os grupos são organizados por proximidade de faixas etárias;

• Os grupos tem, no máximo, 12 crianças ou adolescentes;

• Os adultos que assessoram os grupos precisam necessariamente realizar o EFAIAM antes de assumir a função;

• A IAM não é exclusiva da diocese ou mesmo do Brasil. Foi fundada no ano de 1843 na França e, desde 1922, foi declarada pontifícia, ou seja, é uma obra evangelizadora permanente da Igreja Católica em todo o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress