Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vencer os medos

As leituras falam das dificuldades que os seguidores de Jesus encontrarão para serem fiéis à missão, mas garantem também que o amor de Deus não os abandonará e os ajudará a vencer os medos.

Na 1ª leitura (Jr 20,10-13), Jeremias, para ser fiel à missão, experimenta perseguição, solidão e abandono. Considerou-se até o “profeta da desgraça”. No entanto, ele não deixou de confiar em Deus. E a frase do Senhor, no início de seu chamado, pode ser experimentada plenamente: “não tenhas medo, pois eu estarei contigo” (Jr 1,8).

Na 2ª leitura (Rm 5,12-15), Paulo afirma que o essencial na fé é acolher a salvação que Deus trouxe a todos, por meio do seu Filho Jesus.

No Evangelho (Mt 10, 26-33), Jesus dá recomendações aos apóstolos, antes de enviá-los em missão, e aponta três tipos de medo, que deverão vencer:

Medo do fracasso: importa proclamar a verdade, às claras, como o Senhor.
Medo da morte: morrer por causa do Evangelho, garante a vida eterna.
Medo da perseguição: nunca envergonhar-se de ser cristão.

É preciso confiança na Providência divina, pois o Senhor cuida de nós muito mais do que cuida dos pássaros e, assim como conta os nossos cabelos, nossa vida está nas suas mãos. Infelizmente somos dominados pelo medo… O medo tem impedido o profetismo, as amizades que edificam, gestos que curam e o comprometimento com a dor do outro. O medo, permeado do comodismo, tem levado muita gente à prática da religião por tradição e não por opção a Jesus Cristo.

Quais são os seus medos? Como você tem procurado vencê-los?

Bom domingo!
Deus te abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress