Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

As Tentações

As Leituras bíblicas nos ajudam a vencer as tentações.

A 1ª leitura (Gn 2,7-9.3,1-7) apresenta a tentação de Adão e Eva: Deus criou o homem para a felicidade e para a vida plena. No entanto, o ser humano preferiu construir o “paraíso” a seu modo. A Serpente representa a Religião Cananéia, que cultuava a serpente. Por ela, os israelitas eram tentados a abandonar o caminho exigente da Lei. Nossos primeiros pais caíram em tentação e abandonaram Deus…

A 2ª leitura (Rm 5,12-19) nos propõe dois exemplos: Adão e Jesus. Adão representa o homem que escolhe ignorar as propostas de Deus e decide segundo a sua vontade. Jesus é o homem que escolhe viver na obediência às propostas de Deus.

O Evangelho (Mt 4,1-11) fala das tentações de Jesus. Os 40 dias no deserto simbolizam os 40 anos passados por Israel no deserto. Mateus sintetiza em três tentações simbólicas as provas que Jesus enfrentou e venceu durante toda a sua vida. Tentação da Abundância (Riqueza): transformar as pedras em pães. Jesus vence a prova, demonstrando a necessidade essencial de alimentar-se da Palavra de Deus. Tentação do Prestígio: Jesus rejeita todo o desejo de prestígio e afirma “Não tentarás o Senhor teu Deus”. Ele diz não à busca de resolver os problemas magicamente. Tentação do Poder: Jesus poderia ter escolhido um caminho de poder e de domínio. No entanto, Jesus rejeita essa tentação, afirmando: “Só a Deus adorarás”.

Fraternidade e Fome: uma das grandes tentações do ser humano é reter e não repartir, individualizar e não tornar comunitário, acumular e não compartilhar… Qual tem sido a nossa atitude?

Bom domingo!
Deus te abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress