Muitas novidades aguardam milhares de jovens e adolescentes que já iniciaram ou vão iniciar a caminhada na Igreja.
O dia 26 de fevereiro, primeiro domingo da Quaresma, é aguardado com grande expectativa pelas crianças e adolescentes da diocese de Guarapuava. A data marca o início da Catequese em todas as 48 paróquias e 1023 comunidades presentes nos 31 municípios que compõe nossa Igreja Particular.
Também é grande a expectativa dos catequistas e padres, pois é o primeiro ano de implantação do novo plano catequético diocesano seguindo as diretrizes da “Iniciação à Vida Cristã”, que vem sendo idealizado desde 2018 e foi aprovado em julho de 2022 pelos sacerdotes, em sintonia com representantes leigos(as) de diversos movimentos e organismos.
Mais do que ensinar a história e o jeito de ser da Igreja, agora a catequese deve promover o encontro das crianças e jovens com Cristo, em um processo contínuo e unificado. Para ajudar os trabalhos, a equipe de Animação Bíblico-Catequética diocesana elaborou um documento chamado “Diretório Diocesano de Catequese”, que será distribuído para todas as paróquias.
Algumas mudanças merecem destaque:
– A idade para ingressar na primeira etapa da Catequese, em toda a diocese, é de 8 anos completos até o dia 31 de dezembro de 2022;
– Caso a criança não seja batizada, deve ser admitida na catequese e receber o batismo após seis meses a um ano;
– As turmas de catequese não podem ter mais do que 12 pessoas;
– Os encontros devem ser semanais, ter no mínimo 90 minutos e podem acontecer em outros espaços, além daqueles destinados para tal fim nas paróquias;
– O início da catequese será sempre no 1º domingo da Quaresma, em todas as paróquias;
– Não há uma data limite para o encerramento do ano catequético, mas deve terminar antes do final do ano.
Outra novidade são as datas unificadas, em todas as comunidades, para os Ritos de Entregas dos Símbolos. A Iniciação à Vida Cristã possui diversos ritos que evidenciam a dimensão simbólica da fé, de forma a ajudar os catequizandos no encontro pessoal com Cristo. Confira as datas, divididas por etapas de formação:
1ª Etapa: entrega da “Bíblia” no 4º domingo da Quaresma (19 de março), e do “Pai-Nosso” no 4º domingo de outubro (22);
2ª Etapa: entrega dos “Mandamentos” no 4º domingo de setembro (24);
3ª Etapa: entrega da “Ave-Maria” no 1º domingo de maio (7);
4ª Etapa / 1º Crisma: entrega do “Creio” no 4º domingo da Quaresma (19 de março) e das “Bem-Aventuranças” na Solenidade de Todos os Santos (5 de novembro);
5ª Etapa / 2º Crisma: entrega da Cruz no 2º domingo de setembro (10).
O bispo da diocese de Guarapuava, dom Amilton Manoel da Silva, CP, no decreto de aprovação do Diretório Diocesano de Catequese, ressalta que a implantação do novo processo de formação e encontro com Deus é obrigatório em todas as paróquias:
“O Diretório será um instrumento para bem orientar todos os fiéis católicos das nossas comunidades e paróquias, gerar a unidade, a comunhão e a sinodalidade. Esse documento não é facultativo, ele é obrigatório para o bem de toda a Igreja Particular da Diocese de Guarapuava. Esperamos que ninguém se furte ao dever de colocar em prática as normas nele contidas. Por isso, é necessário que ele esteja presente em todas as paróquias e comunidades, a fim de que, todos caminhem na mesma direção e as orientações sejam as mesmas para todos.”
Clique aqui para acessar o Decreto de Aprovação do Diretório Diocesano de Catequese.