
A Paróquia Sant’Ana, em Guarapuava, viveu um momento de renovação pastoral nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, com a posse do novo pároco, padre Thiago Santos Souza. Até então vigário paroquial, o sacerdote assumiu oficialmente a missão durante Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, com a concelebração de diversos padres e a presença expressiva da comunidade.
Padre Thiago sucede padre Erico Gabriel Gurkowski, que esteve à frente da paróquia como administrador. Em sua acolhida, Dom Amilton fez questão de agradecer pelo serviço prestado e destacou a comunhão do clero com o novo pároco: “Agradecer imensamente ao padre Erico que estava como administrador, por isso aqui estão os outros padres, aqui está o decano e o vigário geral, também lembrando que os decanatos com nosso clero, o presbitério como um todo também com os diáconos estamos todos com você, padre Thiago”.
Matéria em áudio:
Na sequência, o chanceler da Cúria Diocesana, padre Marinaldo Cheliga, realizou a leitura do decreto de nomeação, assinado pelo bispo, oficializando o padre Thiago como novo pároco da Paróquia Sant’Ana. O rito prosseguiu com a profissão de fé do sacerdote, feita publicamente diante do bispo e da comunidade, seguida da renovação das promessas sacerdotais e do juramento de fidelidade, no qual reafirmou seu compromisso de cooperar com o bispo e exercer o ministério pastoral segundo as normas da Igreja.
Como é tradição na posse de párocos, Dom Amilton entregou ao novo pastor os sinais próprios do ministério: as chaves da igreja e do sacrário, símbolo do cuidado com a Eucaristia; o Livro dos Evangelhos, que expressa a missão de anunciar a Palavra de Deus; e a estola roxa, sinal do serviço como pastor, confessor e guia espiritual do povo confiado.
Na homilia, o bispo ressaltou a importância da corresponsabilidade entre padre e comunidade, convidando todos à fidelidade a Cristo e à Igreja: “Eu peço responsabilidade e compromisso, juntos. Não esperem que os padres sejam perfeitos ou façam tudo. Não. Cada um na Igreja tem a sua missão. O padre, como ministro ordenado, tem a sua missão e função; e você, como batizado, tem nessa ou naquela pastoral, nesse conselho ou movimento. É isso que faz a beleza da Igreja e a Igreja corpo vivo de Cristo através dos tempos, propagando a graça e a salvação”.

Ao final da celebração, o padre Thiago dirigiu-se aos fiéis com palavras simples e cheias de sentido pastoral, demonstrando confiança e espírito de serviço: “Buscarei oferecer toda a minha vida, para que eu seja fiel a esse bom propósito. Vou continuar vivendo para diminuir a distância entre o coração das pessoas e o coração de Jesus, agora também nessa paróquia. Mas sei que sozinho não conseguirei isso tudo, pois sei que o sonho de Deus para nós é grande, por isso conto com a ajuda de todos aqui presentes”.
A posse marcou o início de uma nova etapa na história da Paróquia Sant’Ana, fortalecida pela oração, pela comunhão e pelo compromisso de caminhar unida, como Igreja viva, sob a condução de seu novo pastor.





