
A Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, conhecida como Casa de Líderes, em Guarapuava, acolheu neste final de semana um retiro espiritual para agentes da Pastoral Familiar do Decanato Centro da Diocese de Guarapuava.
Com o tema “Senhor, tu sabes que te amo”, o encontro foi marcado por momentos intensos de oração, formação e renovação do compromisso cristão das famílias e de seus agentes.
Segundo Valdir Fabiani, coordenador da Pastoral Familiar no Decanato Centro, o retiro aconteceu nos dias 24 e 25 de janeiro e contou com ampla participação. “Neste final de semana aconteceu o segundo retiro para agentes da pastoral familiar do Decanato Centro da Diocese de Guarapuava. Lá estiveram envolvidos quase 200 agentes da nossa pastoral”, destacou.

A condução do retiro ficou a cargo do casal Luciano e Suzana de Souza, coordenadores da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Maringá. Valdir ressaltou o carinho e a espiritualidade com que o casal conduziu o encontro: “O retiro foi conduzido pelo Luciano e Susana, um casal muito amado que veio nos ajudar. Vieram de lá conduzindo com muito amor, carinho e fé este retiro”.

A programação teve início no sábado, dia 24, às 13h, seguindo até as 23h. No domingo, as atividades começaram às 7h30, com a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Amilton, e foram concluídas às 16h30. Para Valdir, o retiro cumpre um papel essencial na caminhada pastoral ao longo do ano. “Os retiros vêm sendo feitos no início do ano com o intuito do abastecimento dos agentes da pastoral familiar, para que iniciem o ano fortalecidos espiritualmente, na oração, na adoração a Jesus, mas também firmes na doutrina da Igreja, na Bíblia, no catecismo, no magistério e na tradição”, explicou.
O coordenador também destacou o caráter comunitário da iniciativa. “Esse retiro foi organizado pela equipe do Decanato Centro com o apoio da equipe diocesana, mas ele foi realizado por todos os agentes da pastoral familiar do decanato. Sem eles, não haveria retiro, não haveria missão”, afirmou, sublinhando que a força da Pastoral Familiar nasce do engajamento e da comunhão de seus agentes.
O casal Jackson Zanona e Rosana, coordenadores da pastoral na Paróquia Bom Jesus, participaram do encontro. Jackson disse que esses encontros fortalecem a caminhada dos agentes. “Neles, somos nutridos pela palavra da Sagrada Escritura, que é partilhada e aprofundada pelos palestrantes. Os assessores Susana e Luciano, da Arquidiocese de Maringá, trouxeram sua vasta experiência pastoral e profunda vivência cristã. Sua contribuição foi significativa para o nosso crescimento e o de todos os presentes. Apesar dos desafios que enfrentamos, somos chamados a permanecer firmes e perseverantes, sustentados pela fé em Jesus Cristo”.






