
Pelo segundo ano consecutivo a Catedral Nossa Senhora de Belém realiza, dentro da programação da festa da padroeira da Diocese de Guarapuava, o Círio de Belém. A celebração, nesta sexta-feira, 23 de janeiro, pretende reunir os fiéis em um gesto público de fé, devoção mariana e caminhada comunitária.
Conforme explica o padre Jean Patrik, cura da Catedral, o Círio de Belém é inspirado no tradicional Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações de fé do povo brasileiro. “O Círio de Belém, a exemplo do que nós já fizemos no ano passado, nada mais é do que uma procissão. E não temos vergonha de dizer que nós nos inspiramos no Círio de Nazaré”, afirma o sacerdote. Ele recorda que a procissão é conduzida pela imagem de Nossa Senhora, colocada na berlinda ornamentada com flores, acompanhada por orações, cantos e bênçãos, além do manto que simboliza a entrega de Maria, o seu ‘sim’ e a vocação que cada fiel é chamado a assumir na vida da Igreja.
Matéria em áudio:
A procissão acontece logo após a Santa Missa das 19h, que será presidida pelo bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva. Neste ano, o Círio de Belém contará com algumas novidades. Segundo o padre Jean, a procissão será luminosa, com destaque para a presença de anjos com auréolas iluminadas por luz de LED. Também estão previstas alas organizadas, com a participação de acólitos, coroinhas, pastorais e movimentos, que são convidados a participar identificados com seus uniformes ou camisetas.
O percurso será o mesmo do ano passado, passando pelas ruas Senador Pinheiro Machado, Xavier da Silva e Professor Becker, contornando a Lagoa das Lágrimas, seguindo em frente ao Hospital São Vicente e retornando ao Santuário pela rua Marechal Floriano Peixoto.
A expectativa é de que o Círio de Belém, mais uma vez, seja um momento de forte expressão da fé do povo de Guarapuava, fortalecendo a devoção à Mãe de Deus e o sentido de comunhão da Igreja diocesana.





