Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Gastronomia também é destaque na Festa da Padroeira Nossa Senhora de Belém

Costela Minga, tradicional na festa da padroeira (Foto: Jorge Teles)

Além da intensa programação religiosa que marca a Festa da Padroeira Nossa Senhora de Belém, a celebração da Diocese de Guarapuava também se consolida, ano após ano, como um espaço de convivência fraterna. Em 2026, a parte gastronômica ganha atenção especial, reunindo tradição, partilha e o envolvimento direto da comunidade.

Durante todo o período da novena, entre 24 de janeiro e 1º de fevereiro, a Praça de Alimentação funcionará diariamente junto à Catedral Nossa Senhora de Belém. As barraquinhas abrem a partir das 15h e seguem até as 22h, acompanhando o horário das novenas. Segundo o cura da Catedral, padre Jean Patrik, a proposta é manter aquilo que já faz parte da identidade da festa. “Nós seguimos aquilo que é tradição: pastel, bolo, crepe, cachorro-quente, milho verde, mini pizza, pirogue. São pratos que o povo já espera encontrar”, explica.

Matéria em áudio:

Além das opções tradicionais, algumas noites contarão com pratos especiais, como lasanha, risoto e yakisoba, oferecidos de forma exclusiva em datas específicas. O padre também destaca que, no período da tarde, nem todas as barracas estarão abertas, mas já será possível “tomar um café, comer um pastel ou um bolo” a partir das 15h.

Outro grande destaque é a tradicional costela-minga, que há anos atrai famílias inteiras. Atendendo aos pedidos do público, neste ano novamente haverá tamanhos diferenciados. “Antes fazíamos apenas um tamanho grande. Agora teremos dois tamanhos: o grande e o médio, com valores diferenciados”, explica o padre Jean Patrik. A venda será antecipada, como já é costume, e a costela poderá ser consumida no local ou levada para casa. Também serão vendidos os acompanhamentos. A noite da costela minga será no dia 29 de janeiro.

Já no dia 2 de fevereiro, data central da festa, acontece o tradicional churrasco da Padroeira que poderão ser adquiridos com antecedência e a retirada começa a partir das 7h30 da manhã. “Tem gente que gosta de levar a carne crua para assar em casa, outros preferem esperar assar aqui. Desde cedo já é possível retirar”, detalha o sacerdote.

Quem desejar consumir o churrasco no local poderá fazê-lo, porém sem reserva de mesas, já que o mesmo dia contará com o almoço festivo, que ocupa a maior parte dos espaços disponíveis. Também haverá venda de acompanhamentos para o churrasco.

Mais do que arrecadação, a gastronomia da Festa da Padroeira expressa um valor antigo e sempre atual: a mesa como lugar de encontro, partilha e comunhão, marca viva da fé do povo guarapuavano.

Mais informações sobre a Festa da Padroeira: (42) 3623-1282 | (42) 98871-3889

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *