Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Academia Literária encerra festividades de Nossa Senhora do Rocio com arte, juventude e solidariedade em Guarapuava

No dia dedicado padroeira do Paraná, a Comunidade Nossa Senhora do Rocio, pertencente a Paróquia São Pedro e São Paulo, no Bairro Industrial, em Guarapuava, realizou a 6ª edição da Academia Literária, um dos eventos mais aguardados da comunidade. Encerrando com “chave de ouro” as festividades da padroeira, a ação reuniu centenas de jovens no salão paroquial em uma tarde marcada por arte, criatividade e solidariedade.

A Academia Literária é uma gincana cultural, onde os grupos participantes apresentam teatro, música, dança, declamação, desenhos e performances artísticas, além de se dedicarem a ações concretas de solidariedade — marca registrada do evento desde sua criação.

Nesta edição de 2025, seis grupos competiram, envolvendo ao todo 132 jovens e adultos de apoio. O engajamento foi intenso e os frutos, expressivos: 3.666 quilos de alimentos foram arrecadados e destinados ao município de Rio Bonito do Iguaçu, duramente afetado pelo tornado do dia 7 de novembro. Além disso, os jovens mobilizaram a comunidade e conquistaram 25 doações de sangue encaminhadas ao Hemocentro de Guarapuava.

O evento, além de fortalecer a cultura e o protagonismo juvenil, também garantiu estrutura e suporte qualificado graças ao apoio obtido pela PNAB Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. O projeto contemplado permitiu custear camisetas, alimentação dos jovens, vestes de Nossa Senhora e assessoria técnica nas áreas de teatro e dança, elevando ainda mais a qualidade das apresentações e incentivando a participação dos grupos.

Com grande alegria, a comunidade celebrou não apenas a padroeira do Paraná, mas também o entusiasmo dos jovens que, por meio da arte, reafirmaram sua fé, criatividade e compromisso com o próximo. A 6ª Academia Literária, mais uma vez, mostrou que quando juventude, cultura e solidariedade caminham juntas, toda a Igreja colhe frutos de esperança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *