
No domingo, 16 de novembro, catequistas de várias paróquias da Diocese de Guarapuava participaram de um retiro preparatório para o Ministério do Catequista, que será conferido no próximo dia 29 de novembro, durante a Celebração da Unidade e da Fraternidade, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos. O encontro aconteceu na Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, em Guarapuava, e reuniu representantes de grande parte das comunidades.
A religiosa Irmã Lúcia Anita Caçol, que acompanha a catequese na Diocese, destacou a acolhida calorosa oferecida pela comunidade local. A irmã ressaltou que, apesar da ausência de algumas paróquias, o retiro teve excelente participação: “tivemos a presença de várias paróquias, faltaram seis, mas foi um encontro muito bom”.
O momento formativo da manhã foi conduzido pelo bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, que trabalhou com as catequistas o significado e a profundidade do Ministério do Catequista. Irmã Lúcia explicou que o bispo utilizou três símbolos fundamentais para ajudar na compreensão da missão: o nome, a cruz e a Palavra. “Dom Amilton trabalhou com elas o Ministério do Catequista enfocando três símbolos. Ele explicou a importância do Ministério na vida do catequista e foi um dia muito gostoso, onde todas participaram e partilharam muitas coisas.”

A religiosa enfatizou a riqueza espiritual do encontro: “Na parte da manhã tivemos um momento de adoração na Capela do Santíssimo. Foi um momento muito especial para elas, preparando-as para o Ministério do Catequista”. À tarde, a reflexão continuou com a meditação do Evangelho do Lava-Pés, reforçando o sentido de serviço e humildade que deve marcar o ministério. Irmã Lúcia destacou a disposição das participantes: “Todas estavam muito alegres, conscientes da missão que estão assumindo. Transpareciam alegria e gratidão por terem sido indicadas para o Ministério do Catequista.”
Mesmo a instabilidade do clima não atrapalhou o retiro. “Nem o tempo nos atrapalhou, tudo correu bem. Foi muito bom, graças a Deus, deu tudo certo”, afirmou. O encontro foi concluído às 15h, com a celebração da Santa Missa presidida pelo padre Carlos Egler, momento que, segundo a irmã, selou a missão das catequistas que agora retornam às suas paróquias.
Ao comentar os símbolos trabalhados por Dom Amilton, Irmã Lúcia retomou o ensinamento do bispo: “Dom Amilton trabalhou a questão do nome, quando Deus nos chama pelo nome… Saber que Deus nos faz esse convite através do nosso nome.” Sobre o segundo símbolo, ela disse: “Quando se falava da cruz, que tudo passa pela cruz, a nossa vida tem que passar pela cruz: os momentos bons, os menos bons, as conquistas… Tudo passa por ela.” E completou destacando a força da Palavra de Deus na vida do catequista: “No final, a Palavra: é ela que vai nos conduzindo nesta caminhada dentro do nosso ministério.”
O retiro encerrou-se deixando nas catequistas um forte sentido de missão, alegria e responsabilidade, preparando seus corações para a celebração do Ministério que receberão no dia 29 de novembro, junto a toda a Diocese.
Coordenações

Outro evento da catequese no final de semana ocorreu no sábado, 15 de novembro, quando os os coordenadores de catequese do Decanato Centro e Pinhão estiveram reunidos no Santuário Nossa Senhora Aparecida, tratando assuntos referentes a caminhada da IVC (Iniciação à Vida Cristã) nesses dois decanatos.





