
Na manhã da última terça-feira, 11 de novembro, o Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Sul 2 da CNBB realizou uma reunião extraordinária, na qual o primeiro assunto foi a situação do município de Rio Bonito do Iguaçu, fortemente atingido por um tornado no dia 7 de novembro. O fenômeno deixou vítimas fatais, feridos e centenas de famílias desabrigadas, gerando grande comoção em todo o Brasil.
Como gesto concreto de solidariedade, os bispos decidiram lançar uma nota oficial na qual expressam sua proximidade e oração à diocese de Guarapuava e ao povo de Rio Bonito do Iguaçu e sugerem que as paróquias e comunidades do Paraná, e também de outros estados que desejarem participar, destinem integralmente às famílias atingidas o valor da coleta das celebrações do próximo final de semana, dias 15 e 16 de novembro.
O texto da nota afirma:
“Sugerimos a todas as paróquias do Paraná, e até de outros estados que se sentirem mobilizados, a doar integralmente para as famílias atingidas pelo tornado o valor da coleta das celebrações do próximo final de semana, dias 15 e 16 de novembro. Cada paróquia ou diocese é convidada a depositar o valor arrecadado diretamente na conta da Cáritas Diocesana de Guarapuava, que reunirá as doações e realizará um mapeamento das necessidades, definindo com critério e justiça a melhor forma de auxílio.”
As doações podem ser feitas via PIX, pela chave CNPJ: 48791935/0001-60. O destinatário pix é: CÁRITAS NOSSA SENHORA DE BELÉM DA DIOCESE DE GUARAPUAVA.
O Regional Sul 2 e a Cáritas Diocesana de Guarapuava seguem coordenando a campanha solidária, iniciada logo após a tragédia, que busca atender às necessidades emergenciais e contribuir para a reconstrução da vida das famílias afetadas.
Leia a nota dos bispos do Paraná na íntegra: CLIQUE AQUI!
Mensagem em vídeo do Presidente da CNBB Sul 2
Em continuidade a essa mobilização, o arcebispo de Londrina (PR) e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz, gravou um vídeo reafirmando a autenticidade e confiabilidade da campanha solidária, lançada em parceria com a Cáritas Diocesana de Guarapuava.
“Em nome de todos os bispos do Paraná afirmo que esta campanha é autêntica, confiável e guiada pelo Espírito da caridade cristã. Convido todos os católicos das nossas comunidades a colaborarem generosamente, com doações que podem ser feitas por meio do PIX da Cáritas da Diocese de Guarapuava”, disse Dom Geremias.
O arcebispo concluiu sua mensagem destacando que a fraternidade cristã atravessa distâncias e levanta os que estão abatidos, convidando os fiéis a se unirem em oração e solidariedade ao povo de Rio Bonito do Iguaçu.
Fonte: CNBB Sul 2





