Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Assembleia do Clero reforça fraternidade e planeja caminhada pastoral da Diocese de Guarapuava

A Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, conhecida como Casa de Líderes, em Guarapuava, acolheu nos dias 3 e 4 de novembro a Assembleia do Clero da Diocese de Guarapuava. O encontro reuniu o bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, os padres e diáconos, num clima de comunhão, oração e discernimento pastoral.

Em avaliação ao término da assembleia, Dom Amilton destacou o espírito de unidade e o compromisso dos ministros ordenados com a caminhada sinodal da Igreja. “A assembleia foi muito boa, primeiro pela participação do nosso clero, dos ministros ordenados — o bispo, os padres e os diáconos da diocese. Foi um momento bonito de encontro, de selar a nossa fraternidade presbiteral e o processo de sinodalidade, o caminhar juntos. O esforço de cada um, deixando as atividades tão exigentes nas paróquias para estar aqui com os irmãos rezando, refletindo e tomando decisões para o bem da Igreja e particularmente da Diocese de Guarapuava”, afirmou o bispo.

Durante os dois dias de trabalhos, o clero refletiu sobre o tema “Saber envelhecer”, conduzido pelo professor Adalto Chitolina , numa abordagem que enfatizou o cuidado integral e fraterno com os presbíteros idosos ou enfermos. A reflexão abriu espaço para um olhar mais atento à dimensão humana e espiritual do ministério sacerdotal.

Além disso, os participantes acompanharam a apresentação e avaliação dos trabalhos das comissões diocesanas, que articulam as diversas frentes da evangelização. Segundo Dom Amilton, “de nove a dez comissões trouxeram suas avaliações, ampliaram reflexões e apresentaram propostas para 2026, dentro da caminhada das Diretrizes Pastorais da Diocese”. O encontro também foi marcado por momentos de oração comunitária, partilha fraterna e planejamento pastoral, tendo em vista os preparativos para o Jubileu dos 60 anos de instalação da Diocese, que será celebrado em 2026.

Concluindo sua fala, Dom Amilton expressou gratidão e esperança: “Foi um momento muito rico, orante, de encontro, de reflexão e também de tomada de decisão naquilo que foi necessário. Avalio de forma muito positiva, porque isto é ser Igreja — Igreja Católica.”

A Assembleia do Clero reafirma, assim, o compromisso da Diocese de Guarapuava em viver a comunhão e a corresponsabilidade pastoral, com olhar atento aos desafios do presente e esperança firme no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *