
A Congregação Missionária do Verbo Divino (SVD), fundada por Santo Arnaldo Janssen, completou no dia 8 de setembro, na festa da Natividade de Nossa Senhora, 150 anos de fundação. Para celebrar essa data histórica, duas Missas especiais foram realizadas. A primeira sendo no Santuário de Nossa Senhora Aparecida e outra na Colônia Tirol Santa Leopoldina – ES.

Celebração no Santuário Nacional
No dia 31 de agosto, Santa Missa de ação de graças foi celebrada no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. A cerimônia foi presidida pelo Dom Norbert Hans Christoph Foerster, SVD, Bispo Diocesano de Ji-Paraná – RO, concelebrada por Dom João Batista SVD, bispo de Corumbá-MS, Dom José Luis Bertanha SVD, bispo emérito da diocese de Registro – SP e contou com a presença de centenas de verbitas de 26 nacionalidades, irmãs servas do Espírito Santo e leigos de 16 estados brasileiros.
Celebração na Colônia Tirol
Uma segunda Missa foi realizada no dia 8 de setembro, na Colônia Tirol, onde os primeiros verbitas os padres Francisco Dold, SVD, e Francisco Tollinger, SVD, que estavam a caminho da Argentina, decidiram ficar na Colônia Tirol, em Santa Leopoldina, Espírito Santo, para atender os imigrantes católicos que necessitavam de ajuda há 130 anos atrás.
A partir deste lugar os verbitas se expandiram para outros lugares do Brasil para anunciar o Evangelho como a expressão mais sublime de amor ao próximo. A santa Missa foi presidida pelo Padre Leonardus Gade, SVD, Coordenador Geral das três províncias e da região no Brasil, concelebrado por provinciais e reuniu cerca de 2.000 fiéis das comunidades locais.
Presença dos Verbitas no Brasil
Atualmente, os verbitas estão presentes em três províncias e uma região no Brasil, com um só coração e muitos rostos. Na Diocese de Guarapuava, eles atuam em três paróquias: Santa Terezinha do Menino Jesus em Guarapuava, São João Batista em Nova Laranjeiras e Nossa Senhora Aparecida em Campina do Simão, além de um irmão na Obra Kolping em Guarapuava.
Que Deus Uno e Trino seja conhecido, louvado, amado e glorificado por todas as pessoas e que a Sua Luz brilhe diante de toda a humanidade.