
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou, na noite desta quarta-feira, 1º de outubro, em Guarapuava, a 31ª edição da Sessão Especial de Interiorização dos Trabalhos Legislativos. O encontro aconteceu no Centro de Eventos Cidade dos Lagos e reuniu parlamentares, lideranças e a comunidade local.

O objetivo da iniciativa, segundo a própria Alep, é descentralizar as atividades parlamentares, levando os deputados para mais perto da população, a fim de ouvir de forma direta as demandas da comunidade e dar visibilidade às necessidades mais urgentes de cada região.
Entre os destaques da sessão, esteve as homenagens a personalidades locais. O Bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva recebeu uma Menção Honrosa proposta pelo deputado Alexandre Curi e aprovada pelo plenário. O documento, registrado em ata e nos anais da Casa de Leis do Paraná, expressa um Voto de Louvor e Congratulações ao bispo “pelos relevantes serviços prestados à comunidade paranaense”.
A honraria, assinada pelos deputados Alexandre Curi (presidente da sessão), Maria Victoria (2ª secretária) e Gugu Bueno (1º secretário), ressalta o testemunho e a dedicação de Dom Amilton, que desde 2020 conduz a Diocese de Guarapuava.

A homenagem foi recebida como um reconhecimento ao trabalho pastoral e social desempenhado pelo bispo na região. Com esse gesto, a Alep não apenas aproxima o Legislativo da população, mas também valoriza lideranças que, no cotidiano, fazem a diferença na vida do povo paranaense.