
Pela segunda vez neste ano, estarão reunidos em assembleia todos os arcebispos e bispos das 18 arqui/dioceses do Regional Sul 2 da CNBB e da metropolia e eparquia ucranianas, com sede no Paraná; e o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski.
A assembleia terá início no final da tarde de quarta-feira, dia 17, com uma missa na capela do Centro de Pastoral Shalom, em Foz do Iguaçu (PR), local do evento (foto). Ao longo de todo o dia de quinta-feira, 18, até o meio-dia de sexta-feira, 19, os bispos irão trabalhar sobre uma extensa pauta de temas, intercalada com momentos de oração e convivência fraterna.
Entre os principais temas estão: a Missão São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná na Guiné-Bissau, África; a caminhada das pastorais; questões referentes à preparação para o próximo Congresso Missionário Americano (CAM7), que acontecerá em Curitiba, em novembro de 2029; comissão Especial para os Servidores do Altar; escola vocacional; políticas de saúde
mental nos seminários; atualizações sobre o 5º Congresso Vocacional; preocupações e encaminhamentos relacionados à Pré-COP30; organização do 9º Intereclesial das CEBs do Paraná, previsto para abril de 2026, em Curitiba; curso de pós-graduação em “Teologia pastoral numa Igreja em saída”; e outras questões referentes à caminhada pastoral da Igreja no Paraná e à administração do Regional.
A assembleia terminará na sexta-feira, dia 19, com o almoço. Os bispos permanecerão em Foz do Iguaçu (PR) até domingo, dia 21, participando do estudo sinodal com os leigos, que iniciará na tarde do mesmo dia.
Jorge Teles com CNBB Sul 2 (Foto Diocese de Foz do Iguaçu)