Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Iniciaram hoje (08) as reuniões decanais do bispo diocesano com os ministros ordenados

Na manhã desta segunda-feira, 8 de setembro, teve início a série de reuniões decanais, encontros que reúnem o bispo diocesano, padres e diáconos de cada decanato. A primeira reunião aconteceu na Catedral Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, com o Decanato Centro.

O bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, destacou alguns dos temas que estarão em pauta neste bimestre. “Entre os temas abordados nesta manhã esteve a reflexão que fez parte de um encontro promovido pelo Regional Sul 2 da CNBB sobre ‘O Presbítero e as Redes Digitais’. Nós refletimos muita coisa importante e vimos o quanto precisamos aprimorar e aprofundar esse tema”, afirmou.

Outro assunto central foi a preparação para o jubileu da Diocese e o fortalecimento das Comunidades Missionárias. “Nós também vimos a programação do Ano Jubilar, os 60 anos da instalação da nossa Diocese, que será um Ano Jubilar Mariano. Também recebemos o projeto das comunidades missionárias, fruto de um processo de escuta e diálogo entre padres e leigos. Já temos o projeto implantado em sete a oito paróquias, e até o final de 2026 todas estarão com as comunidades missionárias. Também divulgamos o rito para os missionários no mês de outubro. Porque estamos vivendo o Ano Jubilar da Esperança, nós teremos indulgência plenária para os missionários e missionárias nas visitas que farão. Também foi conversado sobre a Assembleia do Clero, sobre a Romaria para Aparecida (SP), em 27 de junho de 2026, e sobre a Festa da Unidade, que será no dia 29 de novembro”, explicou Dom Amilton.

O encontro também abriu espaço para questões sociais urgentes. Dom Amilton mencionou a presença da vereadora e professora Bia, que apresentou aos participantes o projeto de enfrentamento à violência contra a mulher. “Nós temos mais de mil casos já registrados em Guarapuava até este mês de setembro. Agora, junto com as paróquias, queremos divulgar esse projeto e favorecer ações para que a violência não chegue ao feminicídio. Durante setembro e outubro, realizaremos uma campanha de conscientização em nossas comunidades”, informou o bispo.

Ao final, Dom Amilton reforçou que todas essas iniciativas têm como horizonte a missão evangelizadora da Igreja. “Tudo isso é muito importante para que a nossa evangelização esteja sempre em continuidade, com ardor missionário, levando Jesus e o Evangelho aos corações”, concluiu.

As reuniões prosseguem ao longo da semana: nesta terça-feira (09), no Decanato Pitanga, em Santa Maria do Oeste; na quarta-feira (10), no Decanato Pinhão, na cidade de Foz do Jordão; e na sexta-feira (12), no Decanato Laranjeiras, em Marquinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress