
Nos dias 23 e 24 de agosto, a Diocese de Guarapuava promoveu, no Centro de Formação Juan Diego, o primeiro Encontro Diocesano das Coordenações dos Servidores do Altar, reunindo coordenadores paroquiais de coroinhas, acólitos, ancilas e cerimoniários.
O reitor do Seminário Diocesano, padre Matheus Kurta, que integra a equipe do Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional (SAV-PV) no Paraná, explicou que a expressão Servidores do Altar engloba todos aqueles que exercem o serviço litúrgico junto ao altar.
“Em cada paróquia vemos realidades diferentes, conforme a boa vontade e a organização local. Por isso, percebemos a necessidade de um acompanhamento mais próximo. A Pastoral Vocacional está oferecendo essa assessoria inicial, para ajudar no cuidado com crianças, adolescentes e jovens que servem o altar, num ambiente profundamente vocacional”, destacou.

Padre Matheus lembrou que a Igreja reconhece o serviço do altar como um grande ambiente vocacional. “Todo o Paraná, neste momento, se mobiliza junto com a Pastoral Vocacional para começar a pensar em itinerários e acompanhamentos, redescobrindo a espiritualidade do serviço. Nosso objetivo é ajudar crianças, adolescentes e jovens a compreenderem seu papel e sua função, e, se for da vontade de Deus, encaminhá-los para uma vocação sacerdotal, religiosa, familiar ou como leigos engajados em suas comunidades”, afirmou.
O sacerdote também informou que foi criada uma Comissão Diocesana dos Servidores do Altar, para dar continuidade a esse trabalho. “Hoje já temos os membros dessa comissão atuando. Neste primeiro encontro, também elegemos representantes de decanatos para servir como referência”, explicou.

Vanessa Andrade, da Catedral Nossa Senhora de Belém é a vice coordenadora desta comissão. “A comissão é assessorada por padre Matheus e tem como secretário o seminarista Alan (Teologia). A coordenação está a cargo de Marisa, da Paróquia São Miguel Arcanjo, de Entre Rios; a vice-coordenação comigo [Vanessa] e a tesouraria de Aline, da Paróquia Santa Cruz, em Guarapuava. Como referenciais nos decanatos, foram escolhidos: Mayara, da Paróquia Santa Clara de Candói (Decanato Pinhão); Isabele, do Santuário Nossa Senhora Aparecida (Decanato Centro); e Vlademir, da Paróquia de Boa Ventura de São Roque (Decanato Pitanga). Ainda não temos referencial no Decanato Laranjeiras”.
As atividades começaram na manhã de sábado e seguiram até domingo, encerrando com o almoço. A metodologia utilizada foi a da conversação espiritual, que favoreceu momentos de partilha, escuta e discernimento. Foram discutidos temas como formação, estatutos, regulamentos, diretrizes e orientações para o funcionamento dos grupos nas paróquias, considerando tanto as matrizes quanto as comunidades rurais. A partir dessas contribuições, será elaborado o Diretório Diocesano dos Servidores do Altar, que, após aprovação de Dom Amilton Manoel da Silva, será apresentado na Assembleia Diocesana deste ano em caráter ad experimentum.
O ponto alto do encontro foi a presença de Dom Amilton, que presidiu a celebração da Eucaristia com os participantes, reforçando a importância da espiritualidade e do testemunho dos servidores do altar em suas comunidades.

No mesmo final de semana, também foi realizada a entronização e bênção do sacrário da capela do Centro de Formação Juan Diego, durante Santa Missa presidida por padre Matheus.
Mais fotos nas redes sociais @diopuava