
Neste sábado, 16 de agosto, às 19h, o bispo diocesano de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, presidirá a investidura de 10 Ministros da Esperança (ministros das exéquias) na Paróquia Santa Teresinha, em Guarapuava.
Nos últimos meses, a Diocese de Guarapuava tem intensificado a formação e a organização desse ministério. Em julho, Dom Amilton entregou pessoalmente aos sacerdotes o Manual dos Ministros da Esperança, instrumento que orienta a atuação pastoral e litúrgica desses agentes, em sintonia com as diretrizes diocesanas.

Na oportunidade o bispo explicou: “A diocese confeccionou um manual e estarei instituindo esse ministério em cada paróquia. Ele será composto por leigos que, na ausência do padre, estarão responsáveis por coordenar as exéquias nos velórios, conduzir as orações, inclusive a bênção da sepultura quando for o caso, e rezar com as famílias enlutadas.”
O bispo recordou ainda que a instituição de novos ministérios faz parte do caminho pastoral assumido pela Diocese: “O ministério nasce do nosso batismo, do protagonismo laical. Estamos efetivando vários ministérios dentro das diretrizes pastorais, com o objetivo de sermos uma diocese cada vez mais sinodal, ministerial e missionária.”
Na Igreja, a presença de ministros da Palavra, da Eucaristia e da Esperança (exéquias) tem sido frequentemente ressaltada como expressão da corresponsabilidade na evangelização e no cuidado pastoral.
As exéquias são as celebrações litúrgicas realizadas pela Igreja por ocasião da morte de um fiel cristão.