
Na noite da última quarta-feira, 16 de julho, o Santuário Nossa Senhora das Graças, em Prudentópolis, acolheu com alegria e fé a investidura de 60 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESCs). Os novos ministros irão atuar na Paróquia São João Batista e no próprio santuário.
A celebração, presidida pelo pároco padre Itamar Turco, foi marcada por profunda espiritualidade, reunindo grande número de fiéis, familiares e amigos que participaram com entusiasmo deste importante momento na vida da comunidade paroquial.

Durante a celebração eucarística, os novos ministros foram oficialmente instituídos e enviados à missão de auxiliar os padres na distribuição da Eucaristia, tanto durante as missas quanto fora delas, levando a comunhão aos doentes, idosos e pessoas impossibilitadas de participar das celebrações na igreja. Eles também podem ser chamados a presidir Celebrações da Palavra em algumas circunstâncias.
A missão dos MESCs está em plena comunhão com o que ensina o Catecismo da Igreja Católica: “A Eucaristia é fonte e ápice de toda a vida cristã” (CIC, 1324) Portanto, o serviço prestado pelos ministros extraordinários é essencial para que mais pessoas tenham acesso a esse alimento espiritual que sustenta e fortalece a fé cristã.
O envio dos MESCs reforça o chamado da Igreja a ser missionária e próxima de seus filhos, conforme ensinou o saudoso Papa Francisco: “A Eucaristia não é um prêmio para os perfeitos, mas um remédio generoso e um alimento para os fracos.”