Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Festa dos Santos Esposos será novidade na programação da Padroeira da Diocese de Guarapuava

 Tela: Os “Santos Esposos” – esponsais de Maria Santíssima e São José pintada por Dom Amilton

A Festa da Padroeira da Diocese de Guarapuava contará, neste ano, com uma novidade especial: a Festa dos Santos Esposos, também conhecida como Festa dos Esponsais de Maria Santíssima com São José. A celebração recorda e exalta o matrimônio de São José e da Virgem Maria, modelo de família, fé e fidelidade.

No Brasil, diversas ordens religiosas celebram a Festa dos Santos Esposos no dia 23 de janeiro, embora não exista uma data fixa no calendário litúrgico universal. Em Guarapuava, a celebração acontecerá no dia 22 de janeiro, em razão do Círio de Nossa Senhora de Belém, que ocorre no dia seguinte.

Segundo o padre Jean Patrik, cura da Catedral Nossa Senhora de Belém, a celebração tem profundo significado teológico e pastoral. “A festa dos esponsais é a recordação do matrimônio de São José e de Maria Santíssima. Nós acreditamos que, de fato, Maria Santíssima estava prometida em matrimônio a José e, nesse período, ela engravidou de forma divina e misteriosa, pela ação do Espírito Santo. Depois, foram realizados os devidos procedimentos do casamento judaico”, explicou.

Padre Jean destacou ainda que a celebração vai além da recordação histórica. “Ao celebrarmos o casamento de Maria e José, recordamos também a instituição da família, o matrimônio e a importância que a Sagrada Escritura e a tradição da Igreja dão ao sacramento do matrimônio”, afirmou.

Durante a Missa dos Esponsais, haverá momentos especiais dedicados aos casais. De acordo com o cura da Catedral, a celebração será marcada pela oração e pela bênção das famílias, logo no início do ano. “Na celebração estaremos rezando com os casais, pedindo as bênçãos de Deus e a renovação dos votos matrimoniais, especialmente para aqueles que celebram boda, por exemplo: vinte e cinco, cinquenta anos — e também para os que completam sessenta anos, assim como a nossa Diocese”, explicou. Além da renovação das promessas matrimoniais, os casais receberão uma bênção especial. Padre Jean ressaltou que o convite se estende também aos casais em nova união, que serão acolhidos com atenção pastoral durante a celebração.

A Missa contará ainda com a exposição de um quadro pintado pelo bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, especialmente para esta ocasião.

Em mensagem gravada, Dom Amilton convidou os casais da Diocese a participarem da celebração. “Olá, queridos casais da Diocese de Guarapuava. Quero convidar vocês para um momento muito especial, particularmente você que é membro da Pastoral Familiar, do Movimento Lareira, Movimento São José, Cursilho, Renovação Carismática Católica, acampamentos de casais e todos os grupos e movimentos pastorais que investem na família”, disse o bispo.

Dom Amilton destacou que a celebração resgata uma tradição antiga da Igreja e será vivida pela primeira vez na Diocese. “Nós teremos uma missa festiva dos Santos Esposos, uma tradição antiga da Igreja, que vamos celebrar no dia 22 de janeiro, às 19 horas, na Catedral Nossa Senhora de Belém”, afirmou.

O bispo explicou que não é necessário realizar inscrição prévia e adiantou alguns dos momentos especiais da celebração. “Será uma missa festiva. Eu pintei essa tela, que ficará exposta durante a celebração. Haverá a bênção para os casais, a renovação das promessas matrimoniais e a bênção das alianças. Outras surpresas estão reservadas para vocês”, concluiu.

A Missa dos Santos Esposos será celebrada no dia 22 de janeiro, às 19h, na Catedral Nossa Senhora de Belém, e é direcionada especialmente aos casais de toda a Diocese de Guarapuava.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *