
A Diocese de Guarapuava tornou público o Decreto nº 67/2025, que trata das transferências e nomeações de ofícios eclesiásticos para o próximo ano.
Assinado por Dom Amilton Manoel da Silva, bispo diocesano, e pelo padre Marinaldo Cheliga, Chanceler do Bispado, o documento considera as necessidades espirituais e pastorais do Povo de Deus e visa fortalecer a ação evangelizadora nas paróquias e comunidades da diocese
Entre as nomeações de párocos, destacam-se o padre Anselmo Freski de Oliveira, que assume a Paróquia Santa Clara, em Candói, com posse canônica marcada para 10 de fevereiro de 2026. O padre Edinaldo Mendes Tonete foi nomeado pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Marquinho. Já o padre Paulo Carlos de Souza, passa a conduzir a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Pitanga; e o padre Thiago Santos Souza, nomeado pároco da Paróquia Santana, em Guarapuava. As posses canônicas ocorrem entre os dias 4 e 12 de fevereiro de 2026, conforme o decreto.
O documento também apresenta nomeações de vigários paroquiais em diferentes paróquias da diocese, além de disposições referentes a diáconos e seminarista em etapa de ano pastoral. O decreto contempla ainda religiosos de diferentes congregações que passam a colaborar na vida pastoral da diocese.
O decreto foi dado e passado na Cúria Diocesana de Guarapuava no dia 11 de dezembro de 2025, reforçando o espírito de comunhão e serviço que marca a caminhada da Igreja particular de Guarapuava.





