
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Sul 2 lança a série de podcasts intitulada “A esperança não decepciona”, com o objetivo de tornar acessível a mensagem da Bula de Proclamação do Jubileu Ordinário de 2025, Spes non confundit. A iniciativa visa inspirar os fiéis a viverem intensamente o Ano Santo, cujo tema é “Peregrinos da Esperança”.

A série é composta por nove episódios, cada um apresentando um trecho, na sequência, da bula papal, seguidos de comentários de padres de diversas dioceses do Paraná. Os episódios têm aproximadamente 10 minutos de duração e são apresentados pelos jornalistas Jorge Teles, da diocese de Guarapuava, e Karina de Carvalho Nadal, da CNBB Sul 2. As publicações são quinzenais, iniciando nessa quarta-feira, em 30 de abril, e se estendendo até 20 de agosto. Os episódios estarão disponíveis nos canais do Spotify e YouTube do Regional Sul 2 da CNBB e também serão distribuídos para rádios de inspiração católica em todo o Brasil, especialmente no Paraná.
O primeiro episódio conta com a participação do padre Reginaldo Manzotti, fundador da Obra Evangelizar é Preciso. As gravações foram realizadas nos estúdios da Rádio Cultura de Guarapuava, com edição final feita por Jorge Teles, que também é radialista. “Para mim é uma honra colaborar na produção desse conteúdo, do qual tenho certeza que vai levar a esperança ao coração de muitas pessoas”, afirmou Jorge.
Além da série de podcasts, foi disponibilizada a narração integral da Bula Spes non confundit, realizada pelo padre Jean Patrik Soares, da diocese de Guarapuava (PR), com apoio da Rádio Cultura de Guarapuava. Clique aqui para ouvir a Bula no Youtube ou escute pelo Spotify:
Segundo o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, a iniciativa busca promover o Jubileu. “Muitas pessoas não têm o hábito da leitura de documentos da Igreja, talvez por imaginarem que seja uma coisa muito complexa e difícil de compreender. Porém, essa bula, como a maioria dos textos do nosso saudoso Papa Francisco, tem uma linguagem muito simples, clara e, ao mesmo tempo, muito densa e profunda. Portanto, a iniciativa de divulgar a Bula em áudio visa ajudar que esse conteúdo de esperança chegue a mais pessoas, motivando-as a celebrarem e acolherem as graças desse ano jubilar”, afirmou o padre.
Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2