Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coleta da Solidariedade acontece neste final de semana

Neste ano de 2025, nos dias 12 e 13 de abril, quando a Igreja celebra o Domingo de Ramos, acontece a Coleta Nacional da Solidariedade – gesto concreto da Campanha da Fraternidade.

Esta coleta ocorre em todas as comunidades do Brasil e é distribuída da seguinte forma:

  • 60% fica na diocese para compor o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) e ser aplicado nas ações e projetos sociais diocesanos.
  • 40% é enviado pelas dioceses à CNBB para constituir o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). Os recursos são para ações e projetos sociais em âmbito nacional, regional e local.

Os Fundos de Solidariedade promovem a fraternidade entre as diversas regiões do Brasil, tem por objetivo promover a erradicação de vulnerabilidade e risco social, ao atenderem projetos com dificuldade de obterem financiamento, não obstante os grandes benefícios que propiciam às populações carentes.

A metodologia adotada na concessão de recursos dos Fundos intenta o desenvolvimento local/comunitário, econômico e social, sobretudo das regiões mais necessitadas, mediante o fortalecimento das organizações comunitárias, de processos de formação cidadã e geradores de renda.

O fundo de solidariedade foi instituído pela CNBB em 1998 com o objetivo de promover a sustentação da ação social da Igreja Católica no Brasil.

A aplicação dos recursos obedece rigorosamente aos eixos determinados no edital publicado a cada ano pela CNBB.

Processo de envio de recursos para entidades

Os processos de recebimento, análise, deferimento e acompanhamento de todos os projetos, são de responsabilidade do departamento Social da CNBB, conjuntamente com o Conselho Gestor do FNS-CNBB.

Para envio de projetos a Instituição deve estar em conformidade com o Edital do Fundo Nacional de Solidariedade, publicado em fns.cnbb.org.br.

O cadastro do projeto será realizado por meio do sistema acessado em: fns.cnbb.org.br preencher por meio eletrônico todos os dados solicitados referentes ao projeto.

Após o envio, os projetos serão analisados pelo Conselho Gestor do FNS- CNBB. A Instituição poderá acompanhar os status do trâmite do projeto no sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress