Um dos primeiros prédios construídos na cidade está reformado e remodelado. Trata-se do Edifício Nossa Senhora de Belém que abriga as emissoras de rádio da diocese de Guarapuava, Cultura FM e 93FM, o Tribunal Eclesiástico, Livraria Paulus, escritórios de diversos profissionais liberais, entre outras empresas e organismos.
Na tarde desta sexta-feira (24) numa cerimônia simples, mas de grande significado, o bispo diocesano dom Amilton Manoel da Silva abençoou as novas instalações.
Participaram da cerimônia colaboradores das rádios e da Mitra Diocesana, pessoas que trabalham no edifício, nas diversas empresas e organismos, pessoas que trabalharam na obra nos setores de pintura, janelas e vidros, gesso entre outros. Também estiveram presentes os padres Marinaldo Cheliga, vigário judicial do Tribunal Eclesiástico Diocesano, e Itamar Abreu Turco, até então ecônomo da diocese.
Dom Amilton com muita alegria acolheu a todos. “Nós estamos aqui para selar um compromisso com a vida, com a verdade, com a fraternidade. Não importa o espaço que você está aqui desenvolvendo o seu trabalho, o seu profissionalismo, os seus dons sendo multiplicados, esse espaço ele é envolto pela Igreja Católica e nós temos uma responsabilidade na evangelização”, disse.
O padre Itamar Turco, que esteve à frente da obra, agradeceu aos ocupantes do prédio por terem durante longo tempo convivido com as reformas. “O que no início era para ser uma simples pintura se transformou nisso tudo”, disse. As melhorias incluíram a troca das janelas e soleiras, renovação da fachada, pintura externa, criação de uma moderna sala de reuniões para locação e a instalação de um estúdio de vídeo para os trabalhos da assessoria de imprensa e Pascom diocesana.
Dom Amilton revelou que com o estúdio de vídeo, em breve será concretizada a parceria da diocese com a TV Evangelizar.
Após a cerimônia, bênção e aspersão de água benta os presentes participaram de um coquetel.
Rádio Cultura FM e TV Evangelizar realizaram cobertura deste momento muito especial para a diocese.
Um pouco mais da história do edifício
O edifício é um dos primeiros construídos na cidade. Quando dom Frederico Helmel, primeiro bispo diocesano, assumiu a diocese, em 1966, adquiriu o terreno onde, em 1968, iniciou-se a construção do prédio. Parte das dependências seria destinada aos serviços da Cúria Diocesana e à Rádio Cultura, emissora da diocese, enquanto o restante para ser alugado.
A construção levou algum tempo, mas, em 1971, a Rádio Cultura começou a operar no primeiro andar. Em 1972, todos os andares já estavam ocupados, com algumas salas destinadas aos órgãos coordenadores de pastoral, movimentos religiosos e de promoção social, enquanto outras foram alugadas. Por diversos anos abrigou a Câmara de Vereadores de Guarapuava.
Ao passar do tempo, o prédio passou por algumas reformas e adaptações, mas essa última foi a mais abrangente e que deixou o edifício com um visual moderno.
Desde 1971 abriga a Rádio Cultura AM (atual Cultura FM) e desde 1981 a Rádio 93FM (ambas emissoras da diocese de Guarapuava). No auge da radiodifusão o prédio teve um auditório onde eram apresentados programas de auditório.
O edifício também mantém, a característica de ter em suas dependências empresas e organismos de comunicação. No alto do prédio ficam os transmissores e antenas de duas emissoras de televisão católicas – Rede Vida e Canção Nova. Abrigou também por um tempo a TV Humaitá, a sala da Pascom, a sala de redação do Boletim Diocesano – A Igreja na Diocese de Guarapuava (antes jornal – atualmente revista) . Também, como característica na área de comunicação, sempre teve uma livraria católica. Atualmente o local é ocupado pela Paulus Livraria.
Agora com o estúdio que está sendo finalizado no andar térreo, abrigará o local para produção de vídeos, podcasts, Lives, para a Diocese. Com esse estúdio a Pascom Diocesana volta a ter um local como referência. Num, num futuro próximo, o estúdio também será utilizado para programas ao vivo da TV Evangelizar.