Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cerca de 140 jovens chegaram em Santa Maria do Oeste para a 20ª MDJ

Dom Amilton com os jovens na Santa Missa de abertura da 20ª MDJ

DIÁRIO DA MDJ – DIA 01

Teve início neste domingo, 5 de janeiro, a 20ª edição da Missão Diocesana Juvenil (MDJ), no município de Santa Maria do Oeste.

Pela manhã os jovens missionários foram recepcionados “de maneira muito calorosa”, na Paróquia Imaculada Conceição de Maria. De acordo com Criseli Matias, Coordenadora Diocesana do Setor Juventude, vieram 5 ônibus com jovens de quase todas as paróquias da diocese.

Envio missionário

A MDJ iniciou com a Santa Missa de envio, presidida pelo bispo diocesano dom Amilton Manoel da Silva, no domingo da solenidade da Epifania do Senhor. Dom Amilton e alguns jovens homenagearam os missionários cantando a música Calix Bento, canção de Milton Nascimento. “Aqui temos jovens de muitas etnias, assim como os Magos que vieram de várias regiões para adorar o menino Deus e ofereceram presentes. Esses jovens estão oferecendo a vida, o serviço, a alegria, a fé, a disponibilidade nessa Missão Diocesana Juvenil que já completa 20 anos. Quantas cidades, quantas famílias visitadas por essa garra, essa fé juvenil. Por isso hoje, celebrando a Epifania do Senhor, a Festa dos Magos, com os Reis Magos, folia de reis, nós vamos cantar em homenagem a todos os homens e mulheres que evangelizam, sobretudo, a nossa juventude”, disse dom Amilton antes de cantarem a música.

Na primeira atividade, após o almoço, dom Amilton em sua catequese reforçou a importância do protagonismo juvenil nas comunidades. “A importância deles serem esse rosto jovem que evangeliza jovens e a partir do seu testemunho também evangelizam as outras pessoas”, relatou Criseli.

Criseli Matias

Após a catequese aconteceu a divisão dos jovens em setores missionários. “Eles foram separados em 11 grupos.  7 grupos vão para o interior e 4 grupos vão ficar na matriz realizando as visitas nas famílias e também fazendo as celebrações com a comunidade na parte da noite”, contou Criseli.

O alojamento foi organizado pelos padrinhos, que são casais da paróquia. Eles acompanharam os jovens até o seu setor. “Eles vão ficar em escolas, no salão da igreja, dependendo da realidade de cada lugar”, disse a coordenadora. Neste domingo, no início da noite, os jovens realizarão, cada qual em seu setor, uma celebração de abertura com a respectiva comunidade.

Criseli ainda informou que os cerca de 140 jovens missionários durante a semana estarão de dia visitando as casas e a noite realizando as celebrações nas comunidades. De acordo com a coordenadora, além dos jovens, essa etapa da missão conta com a presença de alguns sacerdotes, seminaristas e Irmãs religiosas.

Jorge Teles com a colaboração de Criseli Matias- Coordenadora Diocesana do Setor Juventude

Fotos: Criseli Matias e Facebook de Dom Amilton

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress