O diácono transitório é, aquele que está se preparando para o sacerdócio, para se tornar padre
O seminarista Matheus Kurta será ordenado diácono transitório da Diocese de Guarapuava, no dia 11 de fevereiro de 2023, na Catedral Nossa Senhora de Belém.
A Santa Missa será presidida pelo Bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva com transmissão pela rádio Cultura FM, às 09h30.
Sobre o chamado vocacional, em entrevista à Cultura FM, Matheus disse que o incentivo e a vivência cristã da sua família foi uma semente que germinou em seu coração.
BIOGRAFIA – MATHEUS KURTA
Matheus Kurta nasceu no dia 3 de julho 1997, em Guarapuava. É o segundo filho do casal José Carlos Kurta (in memoriam) e Janete Alves de Paula Kurta, e irmão de Carlos Leonardo Kurta e Gabriel Kurta. Recebeu o ensino fundamental na Escola Municipal Antônio Lustosa de Oliveira. Cursou o Ensino Médio no Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, ambos em Guarapuava. Batizado e Crismado na Paróquia Assunção de Nossa Senhora, fez sua catequese em preparação à Primeira Comunhão na Paróquia Santos Anjos, comunidade onde foi auxiliar de catequista. Na Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida participou do grupo de jovens e ajudava a comunidade no serviço à liturgia e demais necessidades.
Finalizado o Colegial, em 2014, deu os primeiros passos em seu discernimento vocacional ingressando em 2015 no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém, para cursar o Propedêutico. Em Seguida, de 2016 a 2018, fez a etapa do Discipulado no Seminário de Filosofia Bom Pastor, em Francisco Beltrão, onde estudou a Filosofia no Instituto Sapientia de Filosofia.
Entre 2019 e 2022, vivenciou a etapa da configuração no Seminário Maior Nossa Senhora de Belém, em Curitiba, e cursou a Teologia no Studium Theologicum afiliado à Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. Nesse período, desenvolveu as atividades pastorais junto à Paróquia Santo Antônio Maria Claret, também em Curitiba.