Via-Sacra, Encontros para Quaresma, Celebração Pascal 

Desde o ano 2014, o Regional Sul 2 da CNBB agregou ao subsídio para o tempo quaresmal: “Via-Sacra, Encontros para Quaresma, Celebração Pascal”, áudios com a Leitura Orante da Palavra de Deus. Para cada um dos 5 encontros do subsídio, há um áudio, de aproximadamente 10 minutos, gravado pelo arcebispo de Curitiba e vice-presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom José Antonio Peruzzo.  

Após a produção e publicação do subsídio, antes de iniciar o período dos encontros, dom Peruzzo dedica algumas horas para gravar a Leitura Orante para os encontros. Inicialmente, esses áudios eram disponibilizados em CD. Hoje, eles ficam disponíveis para download no site ou são enviados pelo WhatsApp, a quem solicita.  

Dom Peruzzo

Pela 10º vez consecutiva realizando este trabalho, dom Peruzzo afirmou que é gratificante. “Poder participar de tantos momentos ricos de fé compartilhada nos pequenos grupos que, pelo Brasil afora, que se reúnem para preparar-se para a grande festa do cristianismo, é muito gratificante para mim”, disse o arcebispo.  

Na dinâmica do encontro, o grupo é motivado a aclamar e proclamar o Evangelho e, em seguida, ouvir o áudio e deixar-se conduzir pela Leitura Orante do texto bíblico. Dom Peruzzo, em cada áudio, busca ser próximo do grupo que o escuta, os saúda, contextualiza sobre o encontro que estão realizando, faz um momento de relaxamento e oração para, só então, adentrar na reflexão do Evangelho.  

O subsídio é difundido em todo Brasil e sua estrutura e dinâmica tem uma boa aceitação entre os grupos e famílias. Segundo o secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB, padre Valdecir Badzinski, que é o responsável pela publicação, a leitura orante em áudio enriquece e torna o material muito original. “O feedback que recebemos, de várias partes do Brasil, é muito positivo. Ter a leitura orante, conduzida por um bispo como dom Peruzzo, que além de ser um grande estudioso é um apaixonado pela Sagrada Escritura, enriquece o encontro do grupo. Pessoas já me disseram que é como se o bispo estivesse participando com eles”, disse o padre.  

Mesmo com uma agenda apertada por diversos compromissos, dom Peruzzo é sempre disponível para colaborar. “Tenho a alegria do convite se repetir, desde o Regional Sul 2 a cada ano, e ajudo com alegria. É parte da minha missão e da minha vocação. Faço com grande gosto, pois tudo que envolve a Sagrada Escritura me entusiasma, me move e me comove”, afirmou. 

Subsídio de 2023 

Com o lema “Amou-nos até o fim” (cf. Jo 13,1), o subsídio do Regional Sul 2 da CNBB é destinado a pequenos grupos de reflexão, que se reúnem, na sua maioria, nas casas de família. Neste ano, o livro tem 48 páginas, com cinco encontros para as semanas da Quaresma, a oração da Via-Sacra e uma Celebração Pascal. Esses encontros são permeados pela espiritualidade quaresmal, à luz da Palavra de Deus, da Campanha da Fraternidade 2023 e dos ensinamentos da Igreja. 

 A Via-Sacra é inédita, centrada no mistério da paixão e morte de Jesus e em sintonia com os temas refletidos nos encontros, assim como, com a CF 2023: Fraternidade e Fome – “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). Além disso, a Celebração Pascal propõe um encontro para ser realizado após a Páscoa e dar a oportunidade ao grupo de celebrar, juntos, a alegria pascal. 

Mais informações em: https://cnbbs2.org.br/produtos/via-sacra-encontros-para-quaresma-celebracao-pascal-2023/  

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress